quinta-feira, 12 de junho de 2014

Conheça o código de conduta da Fifa para os torcedores

Heronilton Junior

Adeus pandeiro: Fifa não permite entrada de instrumentos musicas nos jogos da copa. Foto: Reprodução/G1
A oito dias para a Copa do Mundo 2014,  o torcedor que for à Arena Pantanal, em Cuiabá, ou em qualquer outro estádio do Brasil, deve ficar atento a uma série de regras de conduta produzidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Para evitar surpresas desagradáveis, o Hoje Press separou algumas dicas, confira:

Antes de o torcedor ingressar na Arena, ele vai passar por uma revista, para impedir a entrada de armas, garrafas, copos, jarras, latas ou caixas térmicas. Comida e bebida de qualquer tipo só podem ser compradas dentro do estádio.

Fumar é proibido em todas as áreas do estádio. A mesma regra é válida para quem estiver visivelmente embrigado, incitar ou promover a violência, depredar, além de tentar acessar o campo ou a área ao redor do gramado.

Também são proibidos objetos ou roupas, que possam interferir com o aproveitamento do evento por outros espectadores, tirar o foco desportivo do jogo ou que estimulem qualquer forma de descriminação. A restrição vale apenas quando é identificada uma ação de má-fé.
Esqueça os instrumentos musicais. Nada de vuvuzelas, por exemplo. A proibição também atinge os animais, exceto os cães guia. Neste caso, o visitante deverá apresentar os documentos brasileiros originais, ou cópia autenticada que comprovem a deficiência visual e a qualificação do animal como cão guia.
Manual da FIFA traz orientação para os torcedores.
Foto:Reprodução/G1

Materiais que apoiem causas racistas ou xenófobas, cartazes ou bandeiras maiores do que 2 metros por 1,5 metro, latas de spray de gás, substâncias corrosivas, inflamáveis, tintas, escadas, bancos ou cadeiras dobráveis também são proibidos. O torcedor também não poderá entrar nas arenas com fogos de artifício, sinalizadores, bombas e megafones.

O Código de Conduta impõem ainda atitudes consideradas de bom senso a serem aplicadas dentro do estádio. O primeiro item do manual diz que todos os visitantes e pessoas credenciadas devem, durante todo o tempo, comportar-se de maneira que não ofenda, arrisque a segurança ou desnecessariamente incomode ou assedie outro individuo, jogador e demais profissionais envolvidos na partida.

O torcedor só entrará no estádio com ingressos adquiridos por meio de canais oficiais. Além do ingresso serão cobrados, se solicitados, documentos de identidade, carteirinha de estudante e atestado médico – no caso de pessoas com deficiência, para comprovar o direito ao benefício. O ingresso deve ter sido emitido no nome da pessoa que vai assistir ao jogo.


Clique aqui para conferir a lista completa das regras de conduta, impostas pela  Fifa aos torcedores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário