quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mato-grossense compõe música para homenagear a participação de Cuiabá na Copa do Mundo

Tatielli Jasper 

A música de Edson Arruda prometa embalar o Brasil na Copa.
Foto: Reprodução/Facebook

A paixão pelo futebol nacional e orgulho de ter nascido na terra que vai sediar a Copa do Mundo são os principais ingredientes da inspiração do padeiro Edson Arruda, o Edinho. Compositor nas horas vagas, o cuiabano escreveu uma música para homenagear a participação de sua terra natal no maior evento de futebol do planeta. Para registrar o feito, o artista gravou um CD que promete ser sucesso durante a copa. Até o momento já foram vendidas mil cópias.

É impossível não se deixar contagiar pelo ritmo da canção Mato Grosso na Copa. Pés e mãos tentam, mesmo que involuntariamente, acompanhar o compasso da mistura de samba enredo com funk melody, que exalta a mistura de raças, a hospitalidade e a cultura cuiabana.
O processo de inspiração foi rápido, e em apenas três dias Edinho já tinha a letra e melodia prontas. Foi em uma reunião familiar que o padeiro fez sua primeira apresentação. Em vídeo amador gravado por amigos, Edinho solta a voz e usa apenas um balde como instrumento de percussão. Apesar da simplicidade, a canção se torna contagiante com o ‘batuque’.

 O vídeo foi parar no Youtube e mesmo não tendo um número expressivo de visualizações, tem emocionado o padeiro, que se diz cada vez mais perto de realizar o sonho de ouvir sua música tocando nas rádios “Já compus outras canções, mas esta, com certeza, está sendo a mais repercutida. Estou fazendo um trabalho mais profissional e estou feliz com o resultado”, comemorou.



Engana-se quem pensa que essa canção é a única composição de Edinho. O padeiro é compositor de outros seis sambas, entre eles “Várzea Grande Nossa Terra”, Nossa Gente” e “Axé Meu Povo”. Entre 80 a 88, atuou em Cuiabá, como puxador de samba da escola Acadêmicos da Vila Real, e por seis anos a fez campeã.

A canção Mato Grosso na Copa é um verdadeiro incentivo à seleção brasileira. O verso “pinta Brasil, de verde e amarelo essa terra pantaneira” demonstra o quanto nosso estado está na torcida pelo Hexa e como os mato-grossenses se se sentem orgulhosos em sediar quatro jogos da Copa.

Casado, pai de três filhos e morador de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá) a 11 anos, o padeiro compositor acredita que vamos fazer bonito e deixar boas lembranças aos turistas nacionais e internacionais, seja pela riqueza da nossa cultura, pela hospitalidade da nossa gente ou pela grandiosidade da copa. “Eu venho convidar vocês, para essa festa especial, nós somos sede da Copa do Mundo, esse evento, fenomenal” diz outro verso. Confira a letra completa.

Mato Grosso na Copa


Eu venho convidar vocês,
para essa festa especial,
nós somos sede da Copa do Mundo,
esse evento, fenomenal.

Eu quero convidar vocês, vocês, vocês,
Para essa festa especial,
Nós somos sede da Copa do Mundo,
esse evento, fenomenal.

O futebol está chegando,
o povo do mundo inteiro vem pra Cuiabá,
o mato-grossense é muito hospitaleiro, vai te agradar,
as tradições de nossa cultura,
a nossa economia eu quero te mostrar,
você ensina o seu inglês
que o meu “Cuiabanês” eu vou te ensinar.

Eu venho convidar vocês,
para essa festa especial,
nós somos sede da Copa do Mundo,
esse evento, fenomenal.
Eu venho convidar vocês,
para essa festa especial,
nós somos sede da Copa do Mundo,
esse evento, fenomenal.

Pinta Brasil,
de verde e amarelo essa terra pantaneira,
das índias e mulatas, miscigenação da raça brasileira,
na festa de São Benedito,
o rasqueado, nosso lambadão,
é o Mato Grosso de Mãos dadas
na Copa do Mundo, Brasil, campeão!

Eu venho convidar vocês,
para essa festa especial,
nós somos sede da Copa do Mundo,
esse evento, fenomenal.
Eu venho convidar vocês,
para essa festa especial,
nós somos sede da Copa do Mundo,
esse evento, fenomenal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário