sexta-feira, 6 de junho de 2014

Conheça o Museu do Morro da Caixa D'água Velha

Heronilton Junior
  
O Museu é ótima opção de visita para os turistas da Copa. Foto: ASCOM Prefeitura de Cuiabá
Desde 2007, o Museu do Morro da Caixa D'água Velha foi transformado em local de exposição cultural. Construída no século 19, entregue à população em novembro de 1882, durante 142 anos, a construção foi o primeiro reservatório de água do Estado de Mato Grosso, comportando um milhão de litros. Atualmente, o museu recebe mostras temporárias de artistas locais e do Pantanal.

A estrutura era de caixas d’água submersas, formadas por duas galerias que recebia água retirada pela Hidráulica do Porto movida por máquina a vapor do Rio Cuiabá. A distribuição da água ficava por conta dos canos de ferro fundido, que embutidos no subsolo, redirecionava pelas bicas espalhadas na área central da cidade. O abastecimento era direcionado aos mais de 20 mil habitantes de Cuiabá, que naquela época, levavam a água em charretes, no lombo de cavalos ou em baldes sobre a cabeça.

A nova cara

O projeto de restauração do Museu do Morro da Caixa d Água Velha é resultado de um trabalho conjunto entre a o Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento Urbano (IPDU), pela antiga Companhia de Saneamento da Capital (SANECAP) e Instituições Públicas Municipal, Estadual e Federal. O embasamento histórico do projeto de revitalização advém da dissertação de mestrado em História: “Água: Gota da Vida – Uso e Abastecimento no espaço urbano de Cuiabá” da historiadora e jornalista Neila Maria Souza Barreto, realizado em 2005.

A restauração do Morro da Caixa D'Água Velha possibilitou, até o momento, o acesso de 50 mil pessoas à arte desde sua inauguração, em 17 de novembro de 2007.

Localizado em cima de um morro, o museu fica na esquina da Rua Nossa Senhora de Santana com a Rua Comandante Costa, no Centro da capital. O local é aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e nos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. A entrada é gratuita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário