domingo, 29 de junho de 2014

Secopa retoma trabalhos para implantação do VLT

Eduardo Cardoso 
Já foi assentado cerca de um quilometro de trilhos. Foto: SECOPA

Depois da realização dos quatro jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) retomou, no final da semana passada, as obras de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O trabalho está concentrado na execução dos serviços para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Dezenas de operários do consórcio responsável pela obra fazem o assentamento dos trilhos na Avenida João Ponce, que liga o aeroporto Marechal Rondon, de Várzea Grande. Na mesma avenida já está concluída a primeira estação do novo modal de transporte público.

Segundo a assessoria de imprensa do consórcio VLT,  estão sendo assentados dois tipos de trilhos, os grooved, produzidos na Polônia, e os vignole, fabricados na Espanha.

A primeira modalidade de trilho corresponde a uma extensão de 10 quilômetros e estão sendo instalados no pátio de estacionamento, se estendendo ao Centro de Manutenção (CM) e linhas de manobras do VLT. Ainda segundo o consórcio, todo o material já está em Várzea Grande, e a instalação que teve inicio no final do ano passado está sendo feita em etapas.
O segundo tipo de trilhos, denominado como gooved, será instalado nos 22 quilômetros do trajeto do VLT entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
Os trilhos são instalados em Cuiabá e Várzea Grande.
Foto: Secopa

Atualmente, já foi assentado cerca de um quilômetro e meio de trilhos, na linha 1 (Aeroporto–CPA), entre o viaduto ferroviário do Aeroporto e a ponte Júlio Muller, na Avenida João Ponce de Arruda.

Promessa

A implantação do VLT seria a maior obra de mobilidade urbana em Cuiabá, para a Copa do Mundo. Não ficou pronta a tempo. Com a intenção inicial de beneficiar o fluxo urbano durante os jogos realizados na Arena Pantanal, o VLT só deve ficar pronto em dezembro deste ano, segundo a Secopa.

Assim como a não entrega do novo modal de transporte para a Copa, das 56 obras prometidas, só 19 ficaram prontas até os jogos do mundial. Em coletiva de imprensa na última semana, o governador preferiu não anunciar novos prazos para as obras que não foram entregues, conforme promessa inicial. “O restante será finalizado rapidamente. Se vocês me perguntarem quando serão inauguradas, eu respondo: quando ficarem prontas. Mas quero afastar esse fantasma de que não serão concluídas. Há contratos assinados e recursos para que sejam realizadas até o fim”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário