quinta-feira, 19 de junho de 2014

José Medeiros lança livro com imagens impressionantes do Pantanal

Leovane Bertaia 

O fotógrafo se diz um apaixonado pela cultura do homem pantaneiro. Foto: Divulgação

O experiente fotógrafo José Medeiros lançou seu primeiro livro, na sexta, dia 20. Publicado pela Editora Entrelinhas, o trabalho é fruto de mais de 10 anos de trabalho registrando o dia a dia das pessoas que vivem no pantanal. Apaixonado pela tradição e a cultura pantaneira, o livro “O Pantanal de José Medeiros”, traz o olhar do seu criador em um verdadeiro mergulho nas crenças  e costumes na história do povo pantaneiro.  

“Muitas pessoas fotografam o Pantanal, mas enquanto meio ambiente. Eu por vocação fotografo pessoas. E o homem pantaneiro representa de forma ímpar a rotina de um Mato Grosso que quase não vemos mais”, comentou José Medeiros durante o lançamento.

O livro que levou 11 anos para ser concluído, é um mergulho  na cultura e história pantaneira.  Segundo Medeiros uma cultura tão rica, não pode cair na lacuna do esquecimento. Com a obra, o artista tenta resgatar a conexão do homem com a natureza.

“As tradições desse povo ainda são encontradas no Pantanal, mas correm o risco de cair no esquecimento. Por meio do meu trabalho, quero resgatar a natureza que permanece conectada ao homem. Evidenciar o respeito do pantaneiro com a região que vive desde o nascimento, ou que escolheu para viver”, afirmou  fotógrafo.

O livro “O Pantanal de José Medeiros” tem tiragem inicial de três mil exemplares, custa R$ 150,00 e foi publicado em três idiomas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário