quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cemat alerta sobre cuidados com a rede elétrica durante a Copa do Mundo

Tatielli Jasper
 Vários aparelhos elétricos no 'benjamim' ou tomada tipo 'T' sobrecarregam a tomada, provocando um superaquecimento dos fios que podem causar um curto-circuito. Foto: Reprodução/Cidadão.net

A energia elétrica é fundamental para o bem-estar das pessoas, mas se não tomarmos os devidos cuidados, pode se tornar muito perigosa. Por isso a prevenção é uma aliada para evitar acidentes. Com a aproximação da Copa do Mundo e das Festas de São João, em que as pessoas costumam enfeitar as ruas e fazer instalações provisórias, a atenção deve ser redobrada.

Para comemorar de forma segura, a Cemat orienta a população a tomar alguns cuidados com a rede elétrica, entre eles, não colocar enfeites de ruas e praças, como as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços, com materiais isolantes, biodegradáveis. É importante também que estes materiais não sejam afixados próximos à rede elétrica, sempre respeitando a distância mínima de dois metros abaixo da fiação.

A Cemat também alerta para que se evite ligar vários aparelhos, em uma única tomada, ao mesmo tempo ou usando extensões. Isso pode causar curto-circuito e incêndios. A recomendação é que se usem filtros inteligentes de energia, que permitem ligar mais de um aparelho de forma segura e ajudam na economia de energia.

Confira todas as orientações:

•Quando for decorar a casa ou a rua, evitar enfeites e bandeiras nos postes ou acima da rede elétrica. Eles podem enroscar nos fios e provocar acidentes graves e falta de luz.

•Nunca amarrar fios ou enfeites na rede elétrica. Utilizar a fachada da casa para decoração.

•Em edifícios, cuidado ao pendurar bandeiras nas sacadas. Elas podem ficar muito próximas à rede elétrica.

•Evitar colocar bandeiras penduradas entre os prédios ou atravessando ruas.

•Não utilizar materiais condutores de eletricidade, como por exemplo: papel alumínio, papel laminado, arames, serpentina metalizada, cabos de aço e estruturas de arame ou treliças metálicas.

•Não soltar fogos de artifício próximos à fiação elétrica.

•Manter sempre a distância de, no mínimo, dois metros abaixo das redes elétricas.

•Não faça ligações irregulares de energia.

•Nunca tocar ou levantar os cabos, tanto de baixa como de média tensão, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da Cemat.

•Somente desligar, remover ou instalar antenas com o tempo bom e com equipamentos de segurança. A vida é mais importante do que um jogo de futebol.

•Tempo de Copa também é tempo de férias escolares. Na hora de soltar pipa, é importante procurar um local longe da rede elétrica. Mesmo assim, se a pipa enroscar em um fio, ela deve ser deixada lá. Tentar retirá-la é muito perigoso.

•Quem vai pintar a fachada ou instalar painéis luminosos em casa ou no comércio deve manter distância segura da rede elétrica.

•Evitar ligar vários aparelhos na mesma tomada ao mesmo tempo, usando extensões. Isso pode causar curto-circuito e incêndios. O mais recomendado é utilizar filtros inteligentes de energia elétrica, que permitem ligar mais de um aparelho de forma segura e ajudam na economia de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário