terça-feira, 3 de junho de 2014

OPINIÃO: A Copa é nossa!

"Vista sua camisa e tentar ser feliz por um mês". Foto: Reprodução/UOL
“Serão 600 000 turistas estrangeiros transitando durante o evento com potencial para acrescentar aos cofres brasileiros mais de 6 bilhões de reais. Justificativa das mais comuns para execrar o Mundial, o custo Copa não desfalcará as pastas de saúde e educação. As áreas tiveram os recursos integralmente preservados por serem consideradas prioritárias pelo governo. O orçamento da saúde é de 82,5 bilhões de reais e o da educação, de 42,2 bilhões de reais.”

O trecho retirado da matéria do Marco Bezzi, da Revista Placar,  retrata uma verdade: chegou a hora de por um fim nas críticas e julgamentos negativos em relação a Copa do Mundo. Afinal, querendo ou não ela ira acontecer.

Mais do que nunca, então, vamos apoiar o mostrar que o Brasil pode ser melhor do que ter a imagem "queimada" lá fora. Chegou a hora dos revolucionários digitais parar de atrapalhar e apoiar. Pelas mídias sociais todos tem solução para melhorar o mundo inteiro, quando na realidade mal conseguem gerir sua própria casa ou vida.

Muitos que falam mal ou criticam gastaram seu dinheiro para acompanhar os jogos de perto e apoiar a seleção que achar melhor. Assim foi na Copa das confederações, os protestos e críticas terminaram quando a seleção brasileira deu "um show" contra a Espanha. Que coisa não? Agora, as vésperas de o mundial começar, tudo se repete. E  novamente acho que esse não é caminho.

Muitos podem estranhar meu texto achando que estou defendendo o governo ou a FIFA. Não, eu não estou fazendo isso. Sou crítico do  PT, nunca votei e jamais em minha vida votarei nos ‘PTralhas’. Sou totalmente contra este ‘Traveco’ que governa o país. Mas o momento para falar mal e cobrar de nossos políticos será em outubro, nas eleições, e não agora.

A FIFA entra como coadjuvante interessada em obter lucros, já que  a entidade máxima do futebol não pediu para fazer a copa aqui, e sim o Brasil se candidatou a uma vaga para ser sede, aceitando, integralmente, as exigências da entidade para sediar o evento.

Ser contra e fazer protesto deveria acontecer quando o País se candidatou a uma vaga de sede ou acharam que o dinheiro para construir os COTs, estádio e mobilidade urbana cairia  do céu?

Devemos parar de ser hipócritas e querer se aparecer a todo custo.  O que tinha que ser feito não foi, e agora criticar não mudará nada. Então, vista sua camisa e torça para qual seleção achar melhor, e tente ser feliz ao menos um mês.



Jefferson Oliveira é palmeirense, acadêmico de Jornalismo e repórter do núcleo de esportes do Hoje Press.


Nenhum comentário:

Postar um comentário