quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cuiabá é a capital com maior número de obesos no país, diz pesquisa

A capital também tem o maior número de pessoas acima do peso ideal. Foto: Internet/Reprodução
Cuiabá é a capital brasileira com o maior número de obesos e de pessoas que estão acima do peso ideal. E, no ano de 2013, foi registrado aumento na quantidade de pessoas que têm obesidade ou que apresentam sobrepeso. Esses dados colocam a cidade na contramão do verificado no restante do país, que registrou, pela primeira vez em oito anos, estabilidade nesses percentuais. As informações são do Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa, chamada Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), e realizada no ano passado, 55% dos adultos que vivem em Cuiabá estão com excesso de peso, aumento de 3,2 pontos percentuais em relação a 2012. E 22% estão obesos, crescimento de 2,8 pontos percentuais quando comparados com os números do ano anterior.

Em contrapartida, a Vigitel afirma que os que praticam o nível recomendado de atividade física no tempo livre n capital mato-grossense representam 37% da população. O Ministério da Saúde recomenda, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada. Ou no mínimo 75 minutos semanais de exercícios com maior intensidade.

A pesquisa revela ainda baixo percentual de pessoas que consomem a quantidade ideal de frutas e hortaliças - que é de cinco ou mais porções por dia, cinco dias ou mais por semana: apenas 22% dos entrevistados.


O levantamento foi feito no ano passado, por meio de entrevistas feitas por telefone. Foram ouvidas 53 mil pessoas em todo o país.

Fonte: G1-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário