segunda-feira, 30 de junho de 2014

Google anuncia fim do Orkut; Saiba como salvar seus arquivos

Eduardo Cardoso 
O Orkut deverá sair do ar em dezembro de 2014. Foto: Reprodução/Orkut 

Definitivamente o Orkut está no seu fim. A rede social foi considerada a maior do mundo até 2011, até perde espaço para o Facebook. Com os dias contados, a página de relacionamentos deverá ser extinta até o fim do ano.

De acordo publicação da Folha de S. Paulo, o Google  definiu que a partir desta segunda-feira (30) nenhum novo perfil poderá ser criado na rede social. Se você, como muitos, tem arquivos importantes no Orkut fique atento: usuários antigos terão um tempo determinado para salvar todos os seus dados que estão na rede, como fotos e depoimentos.

Além da troca dos usuários pelo Facebook, a decisão do Google é uma maneira de impulsionar o crescimento do Google+, rede social do Google que tem conquistado nosvos usuários. Dessa forma, a ideia é migrar todos os usuários do Orkut para esta rede.

Por determinação do Google, a página será tirada do ar no dia 31 de dezembro, entretanto apenas os perfis serão excluídos. As comunidades terão tratamento diferenciado, e muitas não serão apagadas, mas mantida no ar de forma "congelada". Os internautas poderão acessar e ler, mas não poderão mais publicar nada.

Backup

Era prática comum postar centenas de fotos, como poses parecidas, no Orkut. Scraps e depoimentos também faziam a alegria dos usuários e trazem muitas recordações. Se você quiser lembrar esses momentos e guardar essas imagens como recordação precisar fazer downloads dos dados do seu perfil. O blog Hoje Press preparou dicas para auxiliar no backup dos seus arquivos.

Na verdade a solução é uma ferramenta interna do próprio Orkut para backup de álbuns. A alternativa é usar o site Google Takeout. Acesse a página e clique em ''Criar arquivo''. O ideal é que você faça todo o processo em um computador pessoal. Isso porque a pasta criada com os arquivos do Orkut não tem nenhuma proteção como login com senha, ou seja, poderá ser acessada por qualquer pessoa que também use o PC .

No tópico Social  você vai encontrar o Orkut. Selecione a caixa dele e depois clique, no botão vermelho ''Criar arquivo'. O Google então inicia a preparação dos arquivos, que pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de dados existente no seu perfil do Orkut. Agora você poderá baixar os arquivos no seu computador, clicando em ''Fazer download''. Em geral, o arquivo é salvo na pasta de Downloads.
Ascensão e queda do Orkut. Foto: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário