segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cirurgia de redução de mama pode ajudar quem sofre com o excesso

Tatielli Jasper

Excesso das mamas provoca dores nos ombros e costas. Foto: Reprodução/Estadão
Enquanto muitas mulheres recorrem à intervenção cirúrgica para “turbinar” os seios, outras sofrem com o excesso. É aí que entra o procedimento chamado de mamoplastia redutora, que tira o excesso de gordura e de pele, diminuindo o tamanho das mamas. A cirurgia é indicada para mulheres que se sentem desconfortáveis, que sofrem com dores e possuem algum tipo de dificuldade para realizar tarefas diárias. Entre as principais queixas de quem sofre desse problema são dores nas costas, nos ombros e até mesmo no próprio seio.
Colocar silicone para aumentar o volume dos seios é uma das cirurgias plásticas mais solicitadas no Brasil, são 148.962 procedimentos para aumentar a mama, isso em 2011, perdendo apenas para a lipoaspiração. Os dados são do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.  
O cirurgião Davi Pontes possui uma conta no site You Tube, por lá ele posta vídeos orientando sobre diversas cirurgias, entre elas, a mamoplastia redutora. “Mamas muito grandes normalmente podem causar dores nas costas e pescoço, também pode ocasionar irritações e inflamações. Felizmente a cirurgia proporciona bons resultados. A redução remove tecido mamário em excesso, proporcionando aparência saudável e tamanho confortável, outro beneficio é a simetria de mamas eventualmente desiguais”, explica Davi.
Com o volume excessivo de mama, a empresária Fátima Campos, 32 anos, fez a mamoplastia redutora há dois anos, “Eu fiz a cirurgia porque sentia muitas dores, me incomodava e também tinha muita vergonha”, desabafa Fátima.
A empresária tirou 800 ml de um seio e 700 ml do outro, ela conta que fez a cirurgia pelo SUS e como foi após o procedimento cirúrgico. “Os cuidados que você tem que ter é grande e é preciso estar atenta a cada orientação do médico, no pós-operatório eu não senti nenhuma dor, só incomodo, porque você sente todo o seu músculo se mexendo e você não pode de jeito nenhum levantar o braço, o maior incomoda era em levantar o talher” ressalta a empresária.
A mamoplastia é indicada a partir dos 18 anos, quando a glândula mamária já está totalmente desenvolvida e, principalmente, quando o tamanho dos seios causa desconforto físico ou problemas emocionais e sociais.
Cirurgia

As técnicas para a realização desse tipo de cirurgia são variadas. "O mais comum é a incisão em forma de âncora ou T invertido, seguindo o contorno natural da mama", explica o médico em um de seus vídeos.
Segundo o médico, a cirurgia dura em torno de 3 horas e a anestesia utilizada pode ser geral, peridural alta ou local com sedação assistida, a critério do cirurgião.

O pós-operatório não é doloroso, desde que a paciente siga corretamente as instruções médicas. "É necessário ter cuidados com a movimentação dos braços e evitar alguns esforços nos primeiros dias. Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente entre o 12º e o 18º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva" afirma o cirurgião.
Conheça o canal no You Tube do cirurgião:

Nenhum comentário:

Postar um comentário