segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brasil vence Camarões e enfrenta o Chile nas oitavas de finais da Copa do Mundo

Bruno Henriques
Neymar é o autor do gol 100 da Copa do Mundo no Brasil. Foto: Globo Esporte

Em um jogo muito disputado e marcado por lances violentos, a seleção brasileira foi ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, precisando apenas do empate para classificar para as oitavas de finais da Copa do Mundo 2014. A bola rolou às 17h, horário de Brasília, contra a seleção de Camarões, que já estava desclassificada após perder seus dois primeiros jogos, contra o México e Croácia, respectivamente. 

Superficialmente, o torcedor acreditava que o jogo seria fácil e que a seleção demonstraria um bom resultado, já que na partida anterior, contra o México, os jogadores brasileiros deixaram a desejar. Dito e feito, os quase 70 mil presentes na Arena Mané Garrincha assistiram  a um jogo duro, de muitas faltas violentas e de jogadores africanos com velocidade superior aos brasileiros, mas que no fim deu tudo certo, 4 a 1 para a seleção de Luiz Felipe Scolari.

Na primeira etapa, o Brasil abriu o placar com Neymar, aos 16 minutos do primeiro tempo, fazendo um belo gol,  aproveitando lançamento de Luiz Gustavo. Não demorou e os camaroneses começaram a assustar o gol brasileiro, com bola no travessão e seguidos escanteios. Aos 25 minutos a seleção africana encontrou o caminho do gol, e em uma falha da defesa brasileira, Matip só teve o trabalho de escorar pro fundo da rede.

Com o estádio Mané Garrincha lotado, Matip só teve o trabalho de empurrar a bola para a meta brasileira.             (Imagem: Globoesporte.com)
Com um bom volume de jogo e com Fred mais participativo na partida, os jogadores vinham penetrando na defesa adversária, mas eram sempre parados com falta. Aos 34 minutos, Neymar avançou e bateu no contrapé do arqueiro africano, colocando novamente o Brasil à frente do placar. O quarto gol do brasileiro na copa, por enquanto, lhe dá o posto de artilheiro da competição. E assim encerrou a primeira etapa do jogo.

Impacientes e nervosos, os torcedores tinham outro motivo para se preocupar além desta partida: o jogo entre México e Croácia, que era realizado no mesmo horário que o da seleção verde amarelo. O México dominou e ficou a frente do placar durante todo o jogo, o que quase originou o segundo lugar do grupo para o Brasil, salvo pelos gols da segunda etapa.

Logo no início da etapa final, Fred em posição duvidosa ampliou o placar brasileiro. Após a saída de Neymar, Hulk e Paulinho, Scolari deu uma nova cara ao time, deixando a marcação mais eficaz e com uma rápida saída de bola. Aos 39 minutos do segundo tempo, em ótima jogada  entre Oscar, Fred e Fernandinho, o volante que sairia do banco fechou o “caixão” africano, carimbando a primeira  colocação para a seleção brazuca. O próximo compromisso da seleção será no dia 28/06, sábado,  contra o Chile, no lendário Mineirão.

Um comentário: