quarta-feira, 25 de junho de 2014

Colômbia dá show na despedida da Arena Pantanal na Copa do Mundo

Jefferson Oliveira
Colômbia golou o Japão por 4X1. Foto: Globo Esporte

Cuiabá se despediu da sua participação como sub-sede da Copa do Mundo 2014, com um verdadeiro show de 40.340 torcedores. A Capital foi tomada pelas cores amarelas, mais dessa vez a torcida não era para o Brasil, e sim para a Colômbia que tem o amarelo como cor predominante em seu uniforme. No último jogo houve bela festa dos torcedores nas arquibancadas e um verdadeiro show de bola colombiano com muitos gols em campo.

Os "cafeteiros", como são conhecidos, fizeram a festa e cantaram músicas de incentivo para a seleção que já estava classificada. Em minoria, porém, não menos festiva, a torcida nipônica também contribuiu com o show nas arquibancadas, e nem mesmo a derrota do Japão dentro de campo estragou a alegria dos japoneses.

Um turista japonês, ao ver a multidão colombiana chegou a se assustar e fazer uma declaração em tom de brincadeira: "parece que eu estou em Bogotá. Há colombianos em todo lugar". Uma torcedora da Colômbia chamou atenção ao aparecer vestida com roupas típicas de dançarinas de Cumbia, ritmo símbolo da Colômbia. Muito alegre e esbanjando simpatia, ela não se cansava de posar para fotos com japoneses e brasileiros.
Torcedores japoneses eram minoria. Foto: Uol
 
Eram cerca de 20 mil colombianos para aproximadamente 5 mil japoneses e outros 5 mil da colônia japonesa em Mato Grosso. O resto da torcida era de cuiabanos, mato-grossenses e torcedores que vieram de outros estados para assistir ao jogo.

Jogo

A Colômbia vem se mostrando forte desde as eliminatórias para a copa. A seleção comandada pelo argentino Jose Pekerman terminou as eliminatórias em segundo lugar, com apenas dois pontos atrás da Argentina. Os colombianos com um futebol envolvente não demorou em abrir o placar. Aos 16 minutos do primeiro tempo, após o juiz português Pedro Proença marcar pênalti,  Juan Cuadrado, cobrou e abriu o placar na Arena Pantanal, para delírio da torcida colombiana.
Além da alegria a torcida colombiana esbanjou beleza.
Foto: Globo Esporte

A seleção nipônica não desistiu e buscou o empate ainda no primeiro tempo. Com gol de Shinji Okazaki de cabeça aos 45 minutos, o duelo foi para o intervalo com o marcador igualado.

No retorno para o segundo tempo, a Colômbia voltou a dominar o jogo, e abriu três a um no placar com dois gols de Jackson Martinez.  Aos 10 minutos J. Rodriguez tocou na medida para Martinez fuzilar para o fundo das redes. Aos 36 minutos Martinez recebeu a bola na área, dominou, fintou dois e chutou cruzado para ampliar. Festa colombiana em Cuiabá.

Sem mostrar mais ânimo para reagir, a seleção japonesa praticamente se entregou, perdendo definitivamente a chance de seguir para as oitavas de final.

Aos 44 minutos, o golpe final, os japoneses demonstrando cansaço e abatimento com o placar elástico ainda tomaram mais um gol. James Rodriguez na área encarou a marcação, gingou de um lado para o outro deixando o zagueiro japonês no chão e tocou por cobertura na saída do goleiro, fechando a goleada com chave de ouro, marcando um golaço, para alegria da torcida, que gritava “olé” a cada passo trocado pelos jogadores.

Agora, o time colombiano irá enfrentar o Uruguai nas oitavas de finais da Copa do Mundo.

Homenagem

Uma justa e emocionante homenagem foi realizada  na Arena Pantanal no último jogo. O goleiro colombiano Farid Mondragón bateu o recorde de jogador mais velho ao atuar em uma Copa do Mundo. Ele tem 43 anos e superou o antigo recordista, o camaronês Roger Milla, que tinha 42 quando participou da Copa de 1994. Após o apito final, o goleiro foi ovacionado pela torcida e pelo restante do elenco, que também o felicitou ainda no gramado. O goleiro retribuiu o carinho e agradeceu a homenagem.
O goleiro colombiano Farid Mondragón foi muito aplaudido 
pela torcida. Foto: Uol

No fim da partida, o goleiro foi homenageado pelos colegas e se disse honrado por representar a Colômbia em um dos recordes dos Mundiais. "Eu não esperava. Foi um momento muito lindo para o fim da minha carreira. Me emociona muito. Gostaria de agradecer ao Pékerman, a meus companheiros, aos jornalistas e a todo país", comentou logo após o jogo.

Aos 38 minutos do segundo tempo o arqueiro entrou no lugar do titular Ospina, e mesmo com um jogo fácil para a Colômbia, Mondragón ainda teve tempo de fazer uma grande defesa para delírio e alegria dos colombianos. Aos 48 minutos Kakitani recebeu na área e finalizou cruzado no canto direito baixo e ele fez uma excelente defesa, mostrando grande reflexo e agilidade.

O lateral Pablo Armero vê o feito como uma conquista nacional, “foi muito lindo. Creio que é um orgulho para todos os colombianos. Em especial para ele e para sua família. Esse recorde não é fácil, ainda mais desta forma tão linda”, concluiu o lateral.

Na festa, Mondragón tentou levar seus filhos, que estavam nas arquibancadas da Arena Pantanal, para o gramado. Mas o goleiro foi impedido pelos fiscais da Fifa. Mondragón completou 43 anos no último sábado, 21 de junho. Em 1994, aos 23 anos, era reserva de Córdoba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário