quinta-feira, 5 de junho de 2014

Canteiro em Cuiabá apresenta agricultura para turistas

Eduardo Cardoso 
Soja, milho, algodão e girassol estão plantados ao longo da Avenida das Torres. Foto: Eduardo Cardoso/Aprosoja

Plantas de soja, milho, algodão e girassol dão um novo colorido aos canteiros da Avenida das Torres, em Cuiabá. Geralmente cultivadas em cidades distantes da capital, as culturas que movem a economia de Mato Grosso foram estrategicamente plantadas para mostrar aos moradores e turistas como funciona a produção agrícola no estado.

A inciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Prefeitura de Cuiabá, em parceria com  a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e o Grupo Bom Futuro.

A área cultivada tem cerca de 300 metros de extensão e está localizada próximo à rotatória que dá acesso ao bairro Jardim Itália. O plantio foi realizado entres os meses de março e abril. De acordo com o gerente técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas, todos os tratos culturais estão sendo feitos de forma natural. “Estamos realizando o controle de pragas por meio de produtos biológicos. Já a eliminação das plantas daninhas está sendo feita de forma manual”, destacou.

Além de ser uma oportunidade para a população conhecer de perto essas plantas, o projeto vai permitir que os turistas que visitarão a cidade por causa dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá também vejam uma representação da agricultura mato-grossense. “Queremos divulgar para as pessoas que vivem e visitam a capital o que produzimos no interior e impulsiona nossa economia”, diz o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro.
Juntas, as culturas forma a a frase: MT: Terra do Pantanal e
do Agro. Foto: Eduardo Cardoso/Aprosoja

As plantas ainda estão em processo de desenvolvimento. Nos próximos 20 dias a soja já deverá ter as vagens formadas, com os grãos em evidência. Neste mesmo período o milho terá as espigas formadas, o algodão ainda estará em processo de formação da ‘maçã’, para depois virar pluma e o girassol já exibirá suas flores amarelas imponentes.

Por não ser um solo propício para plantação de lavoura destas culturas, foi necessário um tratamento especial.

Ao longo do canteiro, as plantas formam a seguinte frase: “MT: Terra do Pantanal e do Agro”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário