terça-feira, 10 de junho de 2014

Bonsucesso: gastronomia, cultura e tradição em um só lugar

Tatielli Jasper


Ventrecha de pacú, prato típico de cultura Cuiabana.
Foto: destemperados
Mujica de pintado, ventrecha de pacú e farofa de banana, iguarias como essas podem ser facilmente encontradas no distrito de Bonsucesso conhecido como “Rota do Peixe”. A comunidade de pescadores é cercada por pesqueiros e engenhos à beira do Rio Cuiabá. Apesar da simplicidade do povo e das ruas estreitas de paralelepípedo, a comunidade ribeirinha movimenta a economia da região através do turismo e encanta os visitantes que querem saborear uma boa peixada regional. 



Vilarejo tem 11 restaurantes
que servem pescado e doces.
Foto: Bruno Henriques

Além da calorosa comida cuiabana a base do peixe, Bonsucesso se destaca pela venda de artesanatos e a fabricação de doces caseiros, serve também como refúgio para os que estão cansados da vida estressante de uma metrópole. Paisagem privilegiada, o distrito é cercado pelo verde das árvores e pelo canto dos pássaros.

O vilarejo possui atualmente 11 restaurantes e mesmo com a modernização de alguns deles, a cultura do povo pouco se modificou. Festa do Divino Espírito Santo, São Benedito, carnaval de rua e festa de São Pedro pescador, ainda são pedaços das tradições que não se perderam com o tempo. As peixarias são à beira do Rio Cuiabá e a visão não poderia ser outra: pescadores, canoas e muito verde, fazem parte do cenário.


Peixe ensopado, receita dos ribeirinhos
de Bonsucesso. Foto: destemperados 


Em todos os restaurantes, o prato mais pedido é o rodízio, que inclui tudo o que a casa oferece: salada de repolho com tomate, cebolinha e coentro, farofa de banana, pirão de peixe, mujica de pintado com mandioca, filé de pintado frito e empanado, ventrecha de pacú frito e para finalizar, a deliciosa rapadura de leite local.




Tradicional farofa de banana.
Foto: destemperados

Fundada no século XIX, a comunidade ribeirinha de Bonsucesso está situada a 15 km do centro de Várzea Grande, cidade vizinha da Capital e promete ser um dos locais mais visitados pelos turistas durante a Copa do Mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário