sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cuiabá é a 3º capital mais procurada entre turistas para Copa


Cuiabá atenderá 73% dos turistas no ranking nacional.
Foto: centralpress
Leovane Bertaia

Entre as 12 cidades sub sedes para Copa do Mundo, Cuiabá é a terceira mais procurada pelos turistas, segundo uma pesquisa realizada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), que reúne as principais redes de hospedagens do país. A capital mato-grossense só fica atrás do Rio de Janeiro que tem 87%, Natal 81% e Cuiabá com 73% de reservas feitas para o período do mundial.

Segundo informou a secretaria de Turismo de Cuiabá, 68% dos ingressos vendidos foram para os turistas e o país que mais comprou foi o Chile e o restante dos 15% para pessoas que vivem a mais de 200km de Cuiabá.

Está confirmado mais de 17 mil ingressos para o jogo entre Chile x Austrália e 12 mil só para a torcida colombiana. Nos dias 23 e 24 de junho, quando ocorre a partida entre Japão e Colômbia em Cuiabá, as reservas em hotéis locais já passam dos 80% dos leitos.

O Ministério do Turismo informa que serão somados 868 quartos aos 6.104 existentes na região para dar conta no aumento dos contingentes de turistas, que chegarão à capital mato-grossense para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014.

#Dicas aos Turistas

Como chegar à Cuiabá?

De carro
Partindo-se do Sul ou Sudeste, chega-se à Cuiabá pela BR-163, a partir de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. De Goiás e Brasília, siga pela BR-060 até Jataí e, a partir daí, pela BR-364 até Cuiabá.

Avião
Fazem voos regulares para Cuiabá as companhias Gol (tel: 0300 115 2121, www.voegol.com.br), TAM (tels: 4002-5700 e 0800 570 5700, www.tam.com.br), Avianca (tels: 4004-4040 e 0300 789 8160, www.avianca.com.br) e Azul (tels: 4003-1118 e 0800 887 1118, www.voeazul.com.br).

Para visitar

Sesc Arsenal / Foto: fuzue das artes

O Museu do Morro da Caixa D'água Velha abre de terça a domingo, no período da  manhã e da tarde. Além do contato com a história da cidade em suas galerias subterrâneas, na Casa do Artesão localizado no Bairro do Porto    se  encontra doces e artesanatos da região. Outro ponto de visitação é o Museu Rondon que fica na Universidade Federal de Mato Grosso, este apresenta a história da cultura indígena de Mato Grosso, com artesanato e objetos indígenas. 
Contamos também com a comunidade São Gonçalo Beira Rio com suas esculturas, utensílios e objetos de barro.
Para espetáculos de teatro, dança, música, cinema e exposições de artes visuais, procure as salas do Sesc Arsenal localizado na rua 13 de Junho no Bairro do Porto e o Cine Teatro Cuiabá  na Av. Getúlio Vargas no centro da capital. 
Após as 22h cantores de música sertaneja ajudam a espairecer do calor em shows para centenas de pessoas. Para os amantes da noite, Cuiabá conta com diversos bares e casas noturnas, que ficam no Centro Sul e o Centro Norte, ou mesmo no boêmio bairro Popular, também localizado em área central. Site da Casa do Artesão:  http://www.sescmatogrosso.com.br/casa-do-artesao/


Culinária

Tradicional comida Cuiabana/
Foto: viajandocomluizemonica
A gastronomia de Cuiabá é sem dúvida um convite a “gula”. Com pratos que atende a todos os gostos, a cidade é conhecida pelos seus pratos saborosos e bem temperados, como a Maria Isabel (Carne seca com arroz), Galinha com arroz e Paçoca de pilão (farofa de carne seca). 
Outro grande atrativo são as diversas peixarias que servem a saborosa posta de pacu frita, mojica de pintado (peixe ensopado), pintado frito ou grelhado e tantos outros peixes. Todos esses pratos vêm sempre a acompanhados da também tradicional farofa de banana. A região da cidade que concentra o maior número de restaurantes especializados em peixe, é a comunidade São Gonçalo Beira Rio, no Coxipó da Ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário