sábado, 31 de maio de 2014

Católicos se reúnem para discutir sobre política em Cuiabá

Simone Guedes 

Padre da Arquidiocese de Cuiabá e Bispo do Pará vão conduzir as discussões do ministério Fé e Política, em Cuiabá.

Foto: Montagem/Eduardo Cardoso
A igreja católica, por meio da Renovação Carismática Católica de Cuiabá, realiza nesse final de semana, de 31.05 a 01.06, no auditório do colégio São Gonçalo, anexo à igreja Nossa Senhora Auxiliadora, mais um encontro arquidiocesano do ministério “Fé e Política”.

A iniciativa é uma resposta dos fiéis ao apelo do Papa Francisco, que em recente discurso declarou que é de responsabilidade dos católicos se envolver com a política. “Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos brincar de Pilatos, lavar-nos as mãos. Devemos envolver-nos na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque procura o bem comum.”, declarou.

Dessa forma, o ministério Fé e Política é o serviço dentro da Renovação Carismática Católica para a evangelização nesse ambiente. O objetivo, segundo coordenador nacional do ministério, Sérgio Carlos Zavaris, não é criar uma própria sigla partidária. “Não queremos inventar novos partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, mas sim conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo”, afirmou Zavaris.

De acordo com Juliane Bonfim, coordenadora do ministério na capital mato-grossense, o movimento também deve dar subsídio para os leigos que se sintam chamados a atuar diretamente em um cargo eletivo. “O ministério Fé e Política também tem a missão de apoiar e incentivar a participação na política daquele que se sentem chamados a este serviço”, destacou.

O encontro inicia neste sábado, a partir das 13h30, e tem como tema: "Esta é a vitória que vence o mundo a nossa Fé."(I Jo 5.4). A inscrição pode ser feita na portaria do auditório, a partir das 13h e terá custo de R$10.

As formações serão ministradas por dois grandes teólogos e especialistas no assunto: Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior e Dom José Luiz Azcona Hermoso, Bispo da Ilha de Marajo –PA.

Padre Paulo Ricardo pertence ao clero da Arquidiocese de Cuiabá. Ele é sacerdote licenciado em Filosofia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – FUCMAT, Campo Grande, MS (1987); bacharel em teologia (1991) e mestre em direito canônico (1993) pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).

Atualmente padre Paulo Ricardo é Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande, e se dedica à evangelização através dos meios de comunicação.


Dom Azcona é natural da Espanha, nasceu na mesma região do padroeiro das missões, São Francisco Xavier. Ele deixou sua terra natal em 1983 e veio para o Brasil, evangelizar na Amazônia. O bispo é conhecido nacionalmente pelas missões que são realizadas na região da ilha de Marajó. Como bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, Dom Azcona fez denúncias sobre a situação alarmante de exploração sexual na região e cobra do poder público providências. Pela sua atuação, é constantemente ameaçado de morte.
Confira o recado do papa para os católicos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário