sexta-feira, 16 de maio de 2014

Semana Nacional do Museu encerra hoje no Sesc Casa do Artesão

Heide Castilho 
Peças artesanais são exibidos no Sesc.
Foto: Heide Castilho
O Sesc comemora a 12ª Semana Nacional dos Museus, realizada em várias instituições de Mato Grosso. Com o tema “As coleções criam conexões”, o evento marca a comemoração do Dia Mundial do Museu. A programação é realizada em mais de 1.300 unidades em todo país. 

Os encontros reúnem estudantes, jovens e adultos, e toda a familia. Para os participantes são oferecidas oficinas, palestras, apresentação de dança, teatro  e música. As visitações em grupo precisam ser agendadas com antecedência.

Os alunos da Escola Senador Azeredo foram ao museu acompanhados pela professora Sandra Martins.  Os alunos aprovaram a inciativa. “Gostei muito, aprendi a fazer história, contar a historia pintando o meu personagem preferido” disse a aluna Renata Pires Ferreira, de oito anos.

A analista de programas sociais e turismóloga, Laura Almeida, acredita que o evento proporciona oportunidade para população conhecer melhor a cultura. “Esta exposição teve muita procura, com grande sucesso, especialmente pelo público infantil.”

Todo sorridente e espontâneo o estudante, Túlio de Carlos Almeida,  disse que gostou do que viu. “Eu aprendi a falar não à violência, ser mais amigo e também estudar e prestar mais atenção na professora” comenta.

Alunos usam a imaginação para colorir. Foto: Heide Castilho
A oficineira Marlene Neves Fernandes que atua na área há três anos,  destacou o encantamento da produção da suas peças. De acordo com Fernandes, a coleção de episódios é baseada na avó. “Quando eu era criança, a minha avó adorava contar casos para que eu usasse a minha imaginação”.

Marlene aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da participação e interação de crianças e adultos no evento. “É muito legal quando as pessoas se interessam em participar, porque é uma maneira de cada um contar sua própria história, seja para os amiguinhos, para a família. Tudo que precisa é usar a imaginação”.   

De acordo com a turismóloga o evento será encerrado hoje, 16, na Casa do Artesão, às 17h. “É um evento para toda família", lembrou.

O Museu do Artesanato de Mato Grosso funciona no Sesc Casa do Artesão, localizado na Rua 13 de Junho, nº315, bairro Porto, em Cuiabá. Informações pelo telefone (65) 3611-0500 ou pelo site www.secmatogrosso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário