quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dia das mães: O dom de ensinar amando

Bárbara Souza/Heide Castilho/Joana Barros/Leovane Bertaia

O dia das mães é comemorado por familias de todo o pais. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
No próximo domingo, 11.05, é comemorado o Dia das Mães, data esperada e festejada em todo o país. Em comemoração a este dia especial, o blog Hoje Press preparou dicas de presentes e homenagens especiais para as mulheres das nossas vidas.

A data festiva é comemorada sempre no segundo domingo de maio, de acordo com o decreto assinado em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Este é o segundo período mais lucrativo do ano para o comércio, ficando atrás somente das festividades natalinas.

O atendente, Alexsander Chaves da Silva, de 18 anos, disse que vai presentear a sua mãe com uma lavadora de 12 kg. “Ela vai gostar muito, porque há tempo ela esperava por esse presente” disse.

Alexander aproveita para deixar uma homenagem a sua mãe. “Mãe, eu te amo muito, e quero agradecer à senhora por tudo que sou e por tudo que tenho. Por ser essa mulher batalhadora que és”,  comentou.


A estudante do curso de pedagogia, Rosaly Regina Rosa, 45 anos, é mãe e avó, sente-se feliz com esse momento. E ela dá dica de presente que as mães querem ganhar.  “Nós mães queremos ganhar presentes que vamos usar. Como por exemplo, bolsa, perfume, flores, isso que é legal” disse.

A lista pode mais longa ainda. “Pode ser também uma carta, com uma linda homenagem né? Para expressar todo o sentimento que o filho sente pela gente e não consegue dizer”, relata Rosaly.

Já a estudante do curso de turismo, Louzeane Feitosa, vai presentear sua mãe com um ‘dia de rainha’, em um salão de beleza, com direito a transformação e tudo mais. “Nada como um dia no salão de beleza para aumentar nossa autoestima, ela vai gostar tenho certeza” ressalta.



Para a estudante e auxiliar contábil, Lucimar Rodrigues, o dia das mães é o momento de agradecimentos, reconhecimento e dedicação.  A acadêmica aproveitou para deixar uma homenagem para sua mãe. “Mãe, sem você eu não seria nada, você é meu exemplo de vida, alicerce e porto seguro! Obrigada por me trazer ao mundo, amo você!”.

O auxiliar de biblioteca Fábio Lucena, mostra que mesmo na saudade é preciso lembrar quem lhe deu amor e dedicação. E aproveita a data para agradecer a saudosa mãe, mas também felicitar todas as mães pelo seu dia.

História – É na Grécia antiga que aparece os primeiros indícios da comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem  homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Celebrando a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

A forma de comemoração mais semelhante a dos dias atuais, podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana.

Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário