Bruno Henriques
Vários setores do estádio após a chuva que antecedeu o jogo entre Mixto (MT) e Santos (SP). Fotos: Bruno Henriques |
Na reta final do prazo dado
pela FIFA para
o término das obras da Copa do Mundo de 2014, a movimentação é intensa por
funcionários, máquinas e moradores de Cuiabá para atenderam ao padrão
exigido pela maior entidade de futebol. Entretanto a adequação, em tempo hábil, para sediar os jogos, é impossível. Os atrasos nas
principais obras de mobilidade urbana impedem o cumprimento do prazo. Até agora, segundo a Secretaria
Extraordinária da Copa, foram concluídas 12 das 56 obras que integram o pacote
de projetos que precisam ser executados na capital para o mundial.
A Arena Pantanal, após a Copa será utilizada para sediar eventos, shows e festivais, já que a expressão do futebol local é tímida. Por esse motivo a Arena é tratada como multiuso. Em dias de jogos a estrutura abrigará 42 mil pessoas. O projeto prevê um
estádio aberto e bem ventilado, para amenizar a clima quente de Cuiabá. Com a desmontagem de dois setores de
arquibancadas, a capacidade do estádio é reduzida para 28 mil pessoas. Os
custos das obras giraram em torno de 420 milhões de reais, e tiveram início em
abril de 2010. A data inicial de entrega era outubro do ano passado, entretanto a entrega oficial será somente no próximo dia 20.
Na arena, foram realizados jogos importantes e de
destaque nacional, como Mixto (MT) e Santos (SP) pela Copa do Brasil,
Luverdense (MT) e Vasco da Gama (RJ) pelo Campeonato Brasileiro da série B,
Cuiabá (MT) e Internacional (RS) também pela Copa do Brasil. Já no próximo domingo, 18, será realizada a partida entre Santos (SP) e Atlético Mineiro (MG), pelo
Campeonato Brasileiro da série A, principal competição nacional.
Para a adiada e aguarda inauguração do estádio, jogadores da seleção
brasileira de 2002, que conquistaram o pentacampeonato mundial, serão a principal
atração. Mesmo sem confirmação oficial da escalação da seleção especial, especula-se que ídolos como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Rivaldo e Cafú são
esperados no amistoso. O jogos será coordenado pela FIFA e pelo Comitê Organizador
Local COL .
Os jogos testes realizados na Arena já mostraram falhas
nas obras, principalmente quando ocorrem chuvas. Na partida de inauguração, foram registradas falhas no escoamento da água da chuva e na iluminação. Em outros jogos testes, a
organização da segurança deixou a desejar. Torcedores reclamaram da impossibilidade de assistir a partida em pé, costume típicos em outros estádios.
Mobilidade Urbana
Mobilidade Urbana
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em
Várzea Grande, também tem suas obras em atraso. O local é uma das prinici das principais a serem
concluídas para a Copa do Mundo. O espaço do estacionamento está comprimido
pelas obras de ampliação do terminal, que limitaram embarque e desembarque à
estrutura antiga do aeroporto.
O projeto de reforma e ampliação do aeroporto foi
licitado por mais de R$ 77 milhões, mas o valor final poderá chegar a R$ 115
milhões, segundo a Infraero. As obras devem ampliar a área atual de 5,46 mil
metros quadrados para 13,2 mil e dobrar a capacidade de passageiros, tendo
condições de atender 5,7 milhões por ano. Atualmente, a estrutura é para
receber 2,5 milhões de passageiros anualmente.
A SECOPA
(Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) já admitiu que as obras não vão
ser concluídas até os jogos do mundial. Em pesquisa divulgada no mês passado, pela
Secretaria Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto Marechal Rondon é o pior do
Brasil. Foram ouvidos cerca de 20 mil passageiros em 15 aeroportos do país. A
empresa responsável pela pesquisa de opinião foi a Praxian Consultoria.
A insatisfação dos usuários também esta relacionada ao transtorno causado pelas obras no local. O local passa por reforma e ampliação, para atender a demanda da Copa do Mundo, em junho deste ano. Mesmo faltando 30 dias para o mundial, apenas 70% do total do projeto foi executado até agora, segundo o Portal Transparência do governo federal.
O estacionamento deve estar totalmente pronto até 31/05. Os trabalhos de adequação do sistema viário devem iniciar e assim que concretizado, solucionar os prejuízos aos usuários do aeroporto. Com relação ao terminal, o prazo é curto. É necessária a rápida liberação dos espaços do terminal que são destinados aos concessionários, para que possam iniciar imediatamente os trabalhos de instalação.
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Terminal viário longe de ser concluído e o estacionamento perto de concretizar suas obras. Foto: Secom/MT |
De 56 obras, 44
ainda precisam ser concluídas para a Copa do Mundo, em Cuiabá. O meio de
transporte público, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) tinha sido eleito como o
melhor para atender a demanda durante a Copa. Porém, não será instalado a
tempo. O projeto está orçado em R$ 1,4 bilhão, incluindo viadutos e pontes para
dar passagem aos trilhos do metrô de superfície, e só deve ser concluído em
dezembro deste ano, seis meses após os jogos. O VLT só deve começar a operar em
2015. Algumas obras que já foram concluídas também apresentaram
falhas, como o viaduto da SEFAZ (Secretaria de Fazenda) que teve o piso refeito
por má qualidade na primeira aplicação.
O secretário executivo nacional do Ministério do Esporte,
Luís Fernandes, afirmou que o evento no Brasil é uma oportunidade de adiantar
investimentos em infra-estrutura, mas defendeu que as obras de mobilidade
urbana não são essenciais para a sua realização. Em participação ao programa
“Tá na área”, da Sportv, Fernandes disse que o país está preparado para receber
visitantes em seus aeroportos sem maiores problemas. Segundo ele, o legado para
a população possui um horizonte mais amplo que o Mundial.
- "Não são obras para a copa. Elas foram apresentadas,
sobretudo aquelas que compõem a matriz de responsabilidades, como parte do
"custo Copa", mas não são, pois não houve nenhuma especificação da FIFA
em relação à necessidade dessa obra para a Copa. O que houve é que os três
níveis de governo entenderam que seria uma oportunidade histórica de aproveitar
o momento para acelerar o investimento em obras de infra-estrutura que poderiam
melhorar o ambiente do evento, mas não são essenciais" – disse durante a
entrevista.
Confira a situação de algumas das principais
obras e o percentual de conclusão estimado pelo TCE (Tribunal de Contas),
(atualizado em 25/04/2014).
Duplicação da rodovia Mário Andreazza
Ainda há um pequeno trecho (aproximadamente 400 metros), em frente ao posto
“Papito”, com muitos buracos e que ainda não foi duplicado, É necessário
desapropriar parte da área do posto para início dos trabalhos. Em frente à
fábrica da Coca-Cola também há um pequeno trecho que precisa ser concluído. Na
data da inspeção (10.04), havia poucos operários trabalhando ao longo da
Avenida. Apenas alguns, nas proximidades da fábrica da Coca-Cola, terminando a
confecção de meio-fio de um retorno. Percentual executado: 85%.
Duplicação da Estrada da
Guarita
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Estrada da Guarita. Uma das principais vias que ligam Várzea Grande à Cuiabá.Foto: Secom/MT |
O término dessa obra no prazo (31/05) está irremediavelmente comprometido se as
interferências (desapropriações, postes, contenção etc) não forem eliminadas
com a máxima urgência. Esta obra é de suma importância para a realização do
evento Copa do Mundo, pois é um caminho curto e rápido para se deslocar do
aeroporto Marechal Rondon até a Arena Pantanal. Percentual executado: 77%.
Duplicação da Avenida
Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)
A obra esteve paralisada e foi retomada no início de março. Há muitos serviços
por fazer e dificilmente se cumprirá a meta. Percentual executado: 45%
Implantação da Avenida
Parque do Barbado
Obra em ritmo lento. Há que acelerar o ritmo para concluir o trecho Fernando
Correa - Avenida Brasília. Percentual executado: 65%
Trincheira Jurumirim/Trabalhadores
Muitos serviços por fazer. A rotatória da Av. Jurumirim é o ponto crítico da
obra e, se não for intensificado o andamento dos trabalhos no trecho, não se
conseguirá cumprir as metas estabelecidas. Percentual executado: 87%
Complexo Viário do
Tijucal
Há muito trabalho a ser feito. Não há condições de conclusão da trincheira. O
viaduto está concluído e há condições de se concluir as rotatórias e vias
marginais desde que seja intensificado o ritmo dos trabalhos. Percentual
executado: 70%
Viaduto Dom Orlando
Chaves
A estrutura principal em concreto armado/protendido está executada. Em execução
a terra armada na extremidade Cristo Rei. Na extremidade Cuiabá os serviços
estão mais adiantados. Se intensificado o ritmo há condições de conclusão
até 31/05. Percentual executado: 73%
Centro Oficial de
Treinamento Barra do Pari
O período entre 20/03 e 07/04 foi produtivo, mas o ritmo dos serviços precisa
ser intensificado para que se atinja a meta compromissada. Restam muitos
serviços que dependem de insumos caros, como elevadores, assentos, pisos,
metais, instalação elétrica e de ar condicionado. Percentual executado: 60%
Centro Oficial de
Treinamento da UFMT
O ritmo dos trabalhos, apesar de estar mais intenso que em 2013, precisa ser
implementado. Preocupa a estrutura metálica de cobertura, os níveis superiores
e a pista de atletismo por ser de alta complexidade. Percentual executado: 60%
Trincheira Santa Rosa
Referente às vias marginais, se a CAB cumprir o acordado em cronograma, qual
seja, a entrega do envelopamento da adutora em 20 dias (a partir de 11/04), é
possível que sejam concluídas até 31/05. É necessário que se faça uma adequada
proteção da adutora no final da rua Floriano Peixoto, pequeno trecho não
contemplado no projeto da CAB. Com relação à parte inferior da trincheira não
há interferências não resolvidas. No entanto, as chuvas do mês de abril
atrapalharam o andamento da obra. O cumprimento do prazo (31/05) é factível. No
entanto, será necessário um estrito controle sobre o cronograma e uma boa
gestão de obra. Percentual executado: 68%
Trincheira Santa Isabel
(Verdão)
A trincheira deve estar pronta até o dia 31/05/2014. É uma obra extremamente
necessária, principalmente devido à proximidade com a Arena Pantanal. Com
relação à rotatória do Círculo Militar é uma obra que, se for iniciada, corre
sério risco de não ser concluída. Não sendo concluída, causará enormes
transtornos no trânsito da região, com prejuízos à realização do evento. Percentual
executado: 64%.
Restauração de ruas no entorno da Arena
Pantanal
Com a redução das chuvas o ritmo deve intensificar-se. Apesar do montante dos
serviços por fazer há condições de conclusão dos serviços, pois podem trabalhar
em diversas frentes. Percentual executado: 70%.
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