segunda-feira, 12 de maio de 2014

A 30 dias da copa, Cuiabá não está pronta para receber o mundial

Bruno Henriques

Vários setores do estádio após a chuva que antecedeu o jogo entre Mixto (MT) e Santos (SP). Fotos: Bruno Henriques
 Na reta final do prazo dado pela FIFA para o término das obras da Copa do Mundo de 2014, a movimentação é intensa por funcionários, máquinas e moradores de Cuiabá para atenderam ao padrão exigido pela maior entidade de futebol. Entretanto a adequação, em tempo hábil,  para sediar os jogos, é impossível. Os atrasos nas principais obras de mobilidade urbana  impedem o cumprimento do prazo. Até agora, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa, foram concluídas 12 das 56 obras que integram o pacote de projetos que precisam ser executados na capital para o mundial.
  
A Arena Pantanal, após a Copa será utilizada para sediar eventos, shows e festivais, já que a expressão do futebol local é tímida. Por esse motivo a Arena é tratada como multiuso. Em dias de jogos a estrutura abrigará 42 mil pessoas. O projeto prevê um estádio aberto e bem ventilado, para amenizar a clima quente de Cuiabá. Com a desmontagem de dois setores de arquibancadas, a capacidade do estádio é reduzida para 28 mil pessoas. Os custos das obras giraram em torno de 420 milhões de reais, e tiveram início em abril de 2010. A data inicial de entrega era outubro do ano passado, entretanto a entrega oficial será somente no próximo dia 20.

Na arena, foram realizados jogos importantes e de destaque nacional, como Mixto (MT) e Santos (SP) pela Copa do Brasil, Luverdense (MT) e Vasco da Gama (RJ) pelo Campeonato Brasileiro da série B, Cuiabá (MT) e Internacional (RS) também pela Copa do Brasil. Já no próximo domingo, 18, será realizada a partida entre  Santos (SP) e Atlético Mineiro (MG), pelo Campeonato Brasileiro da série A, principal competição nacional. 

Para a adiada e aguarda inauguração do estádio, jogadores da seleção brasileira de 2002, que conquistaram o pentacampeonato mundial, serão  a principal atração. Mesmo sem confirmação oficial da escalação da seleção especial, especula-se que  ídolos como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Rivaldo e Cafú são esperados no amistoso. O jogos será coordenado pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local COL .

Os jogos testes realizados na Arena já mostraram falhas nas obras, principalmente quando ocorrem chuvas. Na partida de inauguração, foram registradas falhas no escoamento da água da chuva e na iluminação. Em outros jogos testes, a organização da segurança deixou a desejar. Torcedores reclamaram da impossibilidade de assistir a partida em pé, costume típicos em  outros estádios.

Mobilidade Urbana

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, também tem suas obras em atraso. O local é uma das prinici das principais a serem concluídas para a Copa do Mundo. O espaço do estacionamento está comprimido pelas obras de ampliação do terminal, que limitaram embarque e desembarque à estrutura antiga do aeroporto.

O projeto de reforma e ampliação do aeroporto foi licitado por mais de R$ 77 milhões, mas o valor final poderá chegar a R$ 115 milhões, segundo a Infraero. As obras devem ampliar a área atual de 5,46 mil metros quadrados para 13,2 mil e dobrar a capacidade de passageiros, tendo condições de atender 5,7 milhões por ano. Atualmente, a estrutura é para receber 2,5 milhões de passageiros anualmente.

A SECOPA (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) já admitiu que as obras não vão ser concluídas até os jogos do mundial. Em pesquisa divulgada no mês passado, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto Marechal Rondon é o pior do Brasil. Foram ouvidos cerca de 20 mil passageiros em 15 aeroportos do país. A empresa responsável pela pesquisa de opinião foi a Praxian Consultoria.

A insatisfação dos usuários também esta relacionada ao transtorno causado pelas obras no local. O local passa por reforma e ampliação, para atender a demanda da Copa do Mundo, em junho deste ano. Mesmo faltando 30 dias para o mundial, apenas 70% do total do projeto foi executado até agora, segundo o Portal Transparência do governo federal. 

O estacionamento deve estar totalmente pronto até 31/05. Os trabalhos de adequação do sistema viário devem iniciar e assim que concretizado, solucionar os prejuízos aos usuários do aeroporto. Com relação ao terminal, o prazo é curto. É necessária a rápida liberação dos espaços do terminal que são destinados aos concessionários, para que possam iniciar imediatamente os trabalhos de instalação.

Terminal viário longe de ser concluído e o estacionamento perto de concretizar suas obras. Foto: Secom/MT
 De 56 obras, 44 ainda precisam ser concluídas para a Copa do Mundo, em Cuiabá. O meio de transporte público, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) tinha sido eleito como o melhor para atender a demanda durante a Copa. Porém, não será instalado a tempo. O projeto está orçado em R$ 1,4 bilhão, incluindo viadutos e pontes para dar passagem aos trilhos do metrô de superfície, e só deve ser concluído em dezembro deste ano, seis meses após os jogos. O VLT só deve começar a operar em 2015. Algumas obras que já foram concluídas também apresentaram falhas, como o viaduto da SEFAZ (Secretaria de Fazenda) que teve o piso refeito por má qualidade na primeira aplicação.

O secretário executivo nacional do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, afirmou que o evento no Brasil é uma oportunidade de adiantar investimentos em infra-estrutura, mas defendeu que as obras de mobilidade urbana não são essenciais para a sua realização. Em participação ao programa “Tá na área”, da Sportv, Fernandes disse que o país está preparado para receber visitantes em seus aeroportos sem maiores problemas. Segundo ele, o legado para a população possui um horizonte mais amplo que o Mundial.
- "Não são obras para a copa. Elas foram apresentadas, sobretudo aquelas que compõem a matriz de responsabilidades, como parte do "custo Copa", mas não são, pois não houve nenhuma especificação da FIFA em relação à necessidade dessa obra para a Copa. O que houve é que os três níveis de governo entenderam que seria uma oportunidade histórica de aproveitar o momento para acelerar o investimento em obras de infra-estrutura que poderiam melhorar o ambiente do evento, mas não são essenciais" – disse durante a entrevista.


Confira a situação de algumas das principais obras e o percentual de conclusão estimado pelo TCE (Tribunal de Contas), (atualizado em 25/04/2014).


Duplicação da rodovia Mário Andreazza


Ainda há um pequeno trecho (aproximadamente 400 metros), em frente ao posto “Papito”, com muitos buracos e que ainda não foi duplicado, É necessário desapropriar parte da área do posto para início dos trabalhos. Em frente à fábrica da Coca-Cola também há um pequeno trecho que precisa ser concluído. Na data da inspeção (10.04), havia poucos operários trabalhando ao longo da Avenida. Apenas alguns, nas proximidades da fábrica da Coca-Cola, terminando a confecção de meio-fio de um retorno. Percentual executado: 85%.




Duplicação da Estrada da Guarita

Estrada da Guarita. Uma das principais vias
 que ligam Várzea Grande à Cuiabá.Foto: Secom/MT
O término dessa obra no prazo (31/05) está irremediavelmente comprometido se as interferências (desapropriações, postes, contenção etc) não forem eliminadas com a máxima urgência. Esta obra é de suma importância para a realização do evento Copa do Mundo, pois é um caminho curto e rápido para se deslocar do aeroporto Marechal Rondon até a Arena Pantanal. Percentual executado: 77%.





Duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)

A obra esteve paralisada e foi retomada no início de março. Há muitos serviços por fazer e dificilmente se cumprirá a meta. Percentual executado: 45%

Implantação da Avenida Parque do Barbado


Obra em ritmo lento. Há que acelerar o ritmo para concluir o trecho Fernando Correa - Avenida Brasília. Percentual executado: 65%


Trincheira Jurumirim/Trabalhadores


Muitos serviços por fazer. A rotatória da Av. Jurumirim é o ponto crítico da obra e, se não for intensificado o andamento dos trabalhos no trecho, não se conseguirá cumprir as metas estabelecidas. Percentual executado: 87%

Complexo Viário do Tijucal

Há muito trabalho a ser feito. Não há condições de conclusão da trincheira. O viaduto está concluído e há condições de se concluir as rotatórias e vias marginais desde que seja intensificado o ritmo dos trabalhos. Percentual executado: 70%

Viaduto Dom Orlando Chaves

A estrutura principal em concreto armado/protendido está executada. Em execução a terra armada na extremidade Cristo Rei. Na extremidade Cuiabá os serviços estão mais adiantados. Se intensificado o ritmo há condições de conclusão 
até 31/05. Percentual executado: 73%

Centro Oficial de Treinamento Barra do Pari

O período entre 20/03 e 07/04 foi produtivo, mas o ritmo dos serviços precisa ser intensificado para que se atinja a meta compromissada. Restam muitos serviços que dependem de insumos caros, como elevadores, assentos, pisos, metais, instalação elétrica e de ar condicionado. Percentual executado: 60%

Centro Oficial de Treinamento da UFMT

O ritmo dos trabalhos, apesar de estar mais intenso que em 2013, precisa ser implementado. Preocupa a estrutura metálica de cobertura, os níveis superiores e a pista de atletismo por ser de alta complexidade. Percentual executado: 60%

Trincheira Santa Rosa

Referente às vias marginais, se a CAB cumprir o acordado em cronograma, qual seja, a entrega do envelopamento da adutora em 20 dias (a partir de 11/04), é possível que sejam concluídas até 31/05. É necessário que se faça uma adequada proteção da adutora no final da rua Floriano Peixoto, pequeno trecho não contemplado no projeto da CAB. Com relação à parte inferior da trincheira não há interferências não resolvidas. No entanto, as chuvas do mês de abril atrapalharam o andamento da obra. O cumprimento do prazo (31/05) é factível. No entanto, será necessário um estrito controle sobre o cronograma e uma boa gestão de obra. Percentual executado: 68%
Frente ao Aeroporto Marechal Rondon.As obras estão atrasadas.
Trincheira Santa Isabel (Verdão)

A trincheira deve estar pronta até o dia 31/05/2014. É uma obra extremamente necessária, principalmente devido à proximidade com a Arena Pantanal. Com relação à rotatória do Círculo Militar é uma obra que, se for iniciada, corre sério risco de não ser concluída. Não sendo concluída, causará enormes transtornos no trânsito da região, com prejuízos à realização do evento. Percentual executado: 64%.


Restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal


Com a redução das chuvas o ritmo deve intensificar-se. Apesar do montante dos serviços por fazer há condições de conclusão dos serviços, pois podem trabalhar em diversas frentes. Percentual executado: 70%.


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