sexta-feira, 4 de abril de 2014

Arena Pantanal – A Inauguração

Por Bruno Henriques

O jogo de terça-feira (02), entre Mixto (MT) e Santos (SP) pela copa do Brasil deste ano, foi a estréia da nova Arena Pantanal, antigo estádio Governador José Fragelli, o popular “Verdão”.
Os preparativos para este jogo iniciaram há um pouco mais de um mês, onde foi divulgada a tabela da Copa do Brasil que por meio de um sorteio o Mixto receberia o alvinegro praiano, na inauguração do estádio.

Muitos torcedores já se programavam para comparecer neste jogo, pois para alguns seria a primeira chance de ver de perto uma partida do seu time de coração, e com um tempero mais que especial: a inauguração de um estádio de Copa do Mundo.
Às 15h, sete horas antes da partida, ainda havia funcionários  limpando o local e diversos operários fazendo outros serviços. Por volta de 16h30, caiu um temporal que alagou, por alguns minutos,  a área externa da Arena. A água também começou a invadir o hall de entrada.
Chuvas alagaram o entorno e a arquibancada. Foto: Bruno Henriques
Funcionários usaram rodos comuns para escoar a enxurrada. Nas redes sociais, começaram a surgir fotos ironizando o alagamento.


Em grande proporção, os torcedores foram chegando mais cedo, orientados pela equipe de organização, para evitar tumultos e congestionamentos, os torcedores preferiram se locomover caminhando, ao invés de ir de carros próprios. Conforme divulgado pela organização do evento, e pela segurança, não era possível chegar ao estádio de veículo.

Houve fila e atraso na entrada da Arena.
Foto: Bruno Henriques
A abertura dos portões foi realizada por volta das 19h. A entrada foi tranquila, apesar dos problemas com as roletas eletrônicas, o que impediu o funcionamento dos equipamentos. A acomodação dos torcedores na arquibancada foi satisfatória, sem transtornos.

O secretário da SECOPA (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), Maurício Guimarães, justificou que o problema e o demora de mais de uma hora para a abertura dos portões, foram motivados pelo atraso da chegada dos aparelhos que validam os ingressos, que vieram de Goiânia. "O vôo atrasou, e também demoramos muito para instalar, tanto que começamos a operar manualmente. No próximo jogo, já vamos ter o aparelho aqui, com um dia de antecedência", disse o secretário, que passou a tarde no estádio resolvendo pendências, sempre com expressão de tensão no rosto.

Um ponto positivo que o torcedor cuiabano deu para o estádio foi para os preços de bebidas e comidas dentro da Arena. “Esperava um preço padrão FIFA, como vemos em outros estádios novos pelo Brasil, até que não foi tão caro”, ironizou Fellipe Miranda, estudante de 21 anos.

Os preços não estavam muito abusivos.
Foto: Bruno Henriques
Faltando 20 minutos para início da partida, o estádio já se encontrava praticamente lotado, e com muitas falhas visíveis, como o não funcionamento de todos os refletores (embora a iluminação tenha sido muito elogiada), as saídas para o escoamento da água da chuva que não eram suficientes, deixando as imediações do estádio,  tanto dentro como fora alagadas. Acrescente a tudo isso árvores derrubadas, ferragens e obras inacabadas que não deram ao novo estádio um aspecto “Padrão FIFA”.
Pode-se notar, que mesmo sem a arena estar com as obras concluídas, encantou o torcedor presente. Muitos deles vieram de cidades como Sinop e Mirassol D’Oeste, em Mato Grosso. Outros viajaram muito mais, como o exemplo dos 25 torcedores da região de Osasco e de Santos (SP), que percorreram cerca de  1.700 quilômetros para apoiar o ‘’peixe da vila’’, trazendo faixas e bandeiras para “representar sua quebrada”, disse “Fafu”, diretor da torcida Jovem do Santos.

Torcedores vieram de longe para assistirem o confronto. Foto: Bruno Henriques
Para o torcedor Osvaldo, de 54 anos, é especial assistir, pela primeira vez, um jogo do seu time do coração: “Estou sentindo um frio na barriga, o estádio está lindo, perfeito para que o Santos faça um bom jogo, e possa golear o Mixto”, disse o torcedor, muito confiante.

O jogo

Mais preocupado com o Campeonato Paulista, o Santos utilizou uma equipe reserva diante do Mixto,  e buscou o gol durante todo o jogo. No segundo tempo, os seus novatos ganharam até a companhia do veterano Léo. O Mixto criou chances, mas passou longe de marcar o gol da estréia da arena. O destaque do jogo foi o goleiro Mixtense, Igor, que por seguidas vezes evitou que o “Tigre da Vargas’’ saísse com a derrota, em plena estreia da Arena.

Torcedor realizado

Osvaldo realizou o sonho de assistir o jogo
do time de coração. Foto: Bruno Henriques
Antes do jogo ficou nervoso, apreensivo, ansioso, querendo logo ver o time da vila entrar em campo. Osvaldo foi com sua esposa e filhos para a inauguração do estádio. Morador de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o torcedor adquiriu o ingresso à 20 dias antes da partida.“Foi tudo que eu pedi a Deus para inauguração do nosso estádio, o meu Santos vir jogar aqui! Eu como bom santista, não podia deixar de vir”, comemorou.

Depois que começou o jogo, seu Osvaldo, não desgrudava o olho da bola, acompanhava lance a lance, atento e esperançoso, esperando o gol do time praiano. Durante o jogo, ele fez algumas críticas. “Deveria ter alguma organização na arquibancada que monitorasse as pessoas que ficam em pé na frente dos outros! Isso é uma falta de respeito com quem pagou seu ingresso e prefere assistir o jogo de maneira confortável! Se tem cadeira, é pra sentar!”, questionou irritado com o mau comportamento de alguns torcedores.
Osvaldo cantou, vibrou, mas nada deu certo para o seu time ganhar do dono da casa, o Mixto. As duas torcidas deram show na arquibancada e proporcionaram uma noite feliz ao torcedor. “Saio daqui hoje satisfeito em ver o meu Santos de perto. Infelizmente não veio o time completo e nem ganhou o jogo, mas senti a emoção de estar em um estádio de Copa do Mundo e de ver o meu time do coração”, afirmou o torcedor empolgado.

 Fim do espetáculo


Após o final da partida, os torcedores esvaziaram as dependências da arena em 1h, a princípio a saída foi tumultuada, mas parte do público teve calma para ir embora. Apesar dos erros, alagamentos, sistema de som incompleto, iluminação e sistema organizacional do estádio precários o torcedor cuiabano aprovou a nova casa de espetáculos do futebol Mato-grossense. O próximo encontro na Arena Pantanal é entre Luverdense (MT) e Vasco da Gama (RJ), dia 26 de abril pelo Campeonato Brasileiro Série B.

Para este jogo, Mauricio Guimarães promete fim de erros cometidos nesta partida. “Foram feitos o que tinha de melhor a se fazer, o que nos leva a ter obrigações de fazer correções necessárias. Sabemos que muitas coisas precisam ser corrigidas, é normal. Foi nosso primeiro evento-teste, o estádio ainda não está acabado. Restam cadeiras para serem instaladas. Na partida entre Luverdense e Vasco estará tudo pronto. A preparação para esse jogo começa agora. As cadeiras já estão em transporte, e vamos colocar uma força-tarefa para deixar tudo pronto”, finalizou.

Veja fotos e vídeos do jogo entre Mixto e Santos pela Copa do Brasil 2014:








Nenhum comentário:

Postar um comentário