quinta-feira, 17 de abril de 2014

Semana Santa aumenta procura por peixes em Cuiabá

Melliza Barros e Heide Almeida

O aumento da procura por peixes aumenta durante a quaresma e Semana Santa. Foto: Bruno Oliveira/UOL
Tradicionalmente a Semana Santa faz crescer a venda de peixes na baixada cuiabana. Com uma população de fortes características religiosas, os lugares especializados para comercialização de pescado registram aumento significativo neste período.

O gerente de uma piscicultura de Cuiabá, Tibúrcio Dutra Simões, que trabalha há dezesseis anos nessa área, afirma que a procura começa desde o inicio da quaresma, mas é a Semana Santa que atrai mais o público. “Neste dias vendemos mais. A maior procura dos clientes é levar limpo e sem espinhas”, disse.

Os peixes mais vendidos são pacu, tambacú e tambaqui. O preço por quilo gira em torno de R$ 7. Todos eles são criados em 28 tanques, em uma propriedade na região de Bonsucesso, na capital. Toda a produção é comercializada de terça a domingo, no bairro do Porto.

Proporcional à procura, o preço do quilo do peixe também fica mais caro nestes dias. O segredo para encontrar um pescado de boa qualidade, e com valor reduzido é pechinchar. A aposentada Lucia Maria, 46 anos, saiu cedo nesta quinta (17), em busca de bom preço. “Quero o filé do pintado, mas  está meio salgado, cerca de R$ 40,00 o quilo. Vou pesquisar um pouco mais para comprar, mas o peixe na Sexta-Feira Santa não pode faltar”, afirmou. 

A dona de casa Suzana da Silva já comprou o peixe para o almoço da sexta-feira santa. Para ela é comum a variação de preços. “O peixe é de qualidade e vale a pena pagar por ele, pois é a refeição sagrada deste dia santo”, concluiu.

Atendimento - A distribuidora do Peixe estará aberta ao público nesta sexta-feira (18), das 7h as 12h, ela está localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, nº 55, bairro Porto, próximo a Escola Estadual José de Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário