segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nova ala do Hospital de Câncer de MT atende 500 novos pacientes por mês

Eduardo Cardoso 

Nova ala atende pacientes de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Foto: Eduardo Cardoso/Ascom Aprosoja
Aumentou para 500 o número mensal de atendimentos no Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan MT), desde a construção da nova ala da unidade.  Inaugurada no final do ano passado, o local possui seis mil metros quadrados e foi construído graças à parceria entre Aprosoja, Casa Cor e o ator Otaviano Costa.

No ano passado o hospital realizou cerca de 60 mil atendimentos. Pacientes do interior do estado são a maioria e representam cerca de 60% da demanda. A qualidade das acomodações do espaço, o bom atendimento e diversidade de profissionais têm atraído pacientes dos estados do Acre e Rondônia.

De acordo com a coordenadora da recepção do Hospital, Carolina Domingas, a nova ala ajuda a salvar vidas. “Antes não tínhamos espaço para atender decentemente, e às vezes usávamos o corredor como consultório. Com o espaço adequado a evolução do tratamento é até mais rápida”, declarou.

Ainda segundo Domingas, a nova estrutura do hospital tem atraído novos profissionais. “Nossa intenção é oferecer tratamento de todas as especialidades oncológicas. Muitos médicos têm nos procurado para auxiliar na nossa missão”, afirmou.

Segundo médico Erik Bustamante, médico especialista em cabeça e pescoço, uma das principais armas contra o câncer é o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura. “No início da doença o tratamento é muito mais fácil e às vezes sem necessidade da cirurgia. Só com radioterapia ou quimioterapia é possível chegarmos à cura”, explicou.

O aposentado Eugênio Muller acompanha há sete meses a luta da irmã contra a doença. Ele participa do tratamento desde quando os atendimentos eram realizados na antiga ala. Ao ser questionado sobre as melhorias, entusiasmado, Muller afirma que tudo melhorou. “Nota 10 para tudo e todos. Melhorou 100%! Ela (irmã) ficou 25 dias no Pronto Socorro, e nem tem comparação. Eu brigo com quem falar de mal do hospital. O atendimento aqui é excelente”, comemorou.

A ampliação da estrutura e no número de atendimentos também impressiona quem busca tratamento na unidade pela primeira vez. Como é o caso do paciente José Carlos Alves, que veio da cidade de Rio Branco, no interior do estado. “Estou feliz por ter sido bem recebido e encontrado o atendimento que precisava. O pessoal que trabalha aqui recebe a gente com carinho e amor. É a primeira vez que vim, e gostei”, disse.
O aposentado Eugênio Muller está satisfeito com a nova 
ala do hospital. Foto: Eduardo Cardoso/Ascom Aprosoja

Mobilização - A construção da nova ala do hospital foi realizada pela união de forças da Casa Cor, do ator Otaviano Costa, e de produtores rurais que doaram mais R$ 2 milhões. O recurso foi arrecadado durante os eventos realizados pelo Agrosolidário, programa de responsabilidade social coordenado pela Aprosoja.

Nova ala - Os seis mil metros quadrados da nova ala estão divididos em três partes: uma de atendimento e emergência, outra onde será instalada a administração do hospital, e um setor de arteterapia. A parte de atendimento e emergência soma 10 consultórios clínicos, dois de ginecologia, uma sala de estudo de caso, um setor de fisioterapia, um setor de medicação com cinco leitos, um setor de observação com três leitos e um setor de procedimento com três leitos.

A ala ambulatorial ainda conta com o setor de emergência, que compreende um consultório, uma sala de triagem e um box de emergência. Já a arteterapia tem três salas, uma de atendimento, uma de telemarketing, e outra onde funcionará uma loja. A obra compreende, também, a administração que incluirá os setores de compras, diretoria, sala de reunião, financeiro, diretoria clínica, presidência e caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário