quinta-feira, 3 de julho de 2014

Lambadão conquista turistas durante a Copa em Cuiabá

Joana Barros
O lambadão fez sucesso entre os turistas que visitaram a baixada cuiabana. Foto: Reprodução/Ilustração
Durante a copa do mundo em Cuiabá, o ritmo envolvente do lambadão chamou a atenção dos turistas que vieram assistir aos jogos de suas seleções, na Arena Pantanal. O som que embala milhares de cuiabanos caiu no gosto dos chilenos e colombianos, principalmente. Os sul-americanos se interessaram tanto pela dança que chegaram a frequentar algumas casas especializadas da dança regional.

O torcedor chileno José Marquez foi em busca de festas para se divertir.  Na procura, se deparou com a tradicional festa de São Gonçalo, que estava sendo realizada em Várzea Grande, no bairro Alameda. Natural de Santiago, Marquez e outros cinco chilenos se renderam ao ritmo. “Esta dança é muito animada. É semelhante às nossas músicas”, lembrou.

A jovem colombiana, Josefina Diaz, 28 anos, de Bogotá, também foi em busca de atrativos da cultura regional. Nas andanças, com seu grupo de amigos, ela visitou a casa de festas Big Show, em Várzea Grande. Diaz ficou encantada pelo público. “Os cuiabanos são muito ‘calientes’, e cheguei a cansar de tanto que dancei. O ritmo é muito rápido e divertido”, comentou a torcedora a colombiana.

O lambadão também fez parte da programação oficial da Fifa. No dia 20 de junho, durante a Fan Fest, os turistas dançaram ao som da banda Scort Som, um dos grupos mais tradicionais do lambadão cuiabano.

Já na praça popular, no centro de Cuiabá, os estrangeiros também se divertiram com a dança mato-grossense.



Se hoje Cuiabá tem sido constantemente elogiada pela imprensa internacional, exaltando a receptividade e cultura de seu povo, sem dúvida, o lambadão cuiabano teve sua contribuição para esse sucesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário