segunda-feira, 7 de julho de 2014

Começa a campanha eleitoral para candidatos de Mato Grosso

Mellyza Barros
Candidatos já podem fazer campanha nas ruas e internet. Foto: G1/Reprodução


Teve inicio neste domingo a corrida para conquistar a maioria dos 2.190 milhões eleitores de Mato Grosso. A partir desta semana os candidatos podem dar inicio as campanhas eleitorais nas ruas e na internet. Nomes conhecidos e anônimos disputam vagas ao senado, Palácio Paiaguás e Assembleia Legislativa.

Apesar da liberação de campanha, o Tribunal Eleitoral impõe algumas regras. Para realização de comícios, por exemplo, é necessário que os candidatos comuniquem a autoridade policial com 24 horas de antecedência, sendo vedada a distribuição de brindes ou quaisquer outros bens e materiais que possam proporcionar vantagem. Não será permitida a contratação de artistas para animar o ato político.

A utilização das redes sociais está liberada para divulgação e realização de campanha. A propaganda eleitoral paga, em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios está vedada.

A colocação de cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras ao longo das vias públicas estão permitidas, desde que móveis e que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos. A propaganda neste caso só é permitida dás 6h ás 22h.

A distribuição de chaveiros, bonés, canetas ou camisetas está vedada. Já os materiais gráficos, como santinhos, podem ser distribuídos até ás 22 da véspera da votação.

Os outdoors são totalmente proibidos, independente do local. Empresas e candidatos estão sujeitos a penalidades, como multas. A propaganda eleitoral gratuita nas redes de rádio e televisão só será permitida dentro dos 47 dias antes da votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário