terça-feira, 19 de novembro de 2013

Viaduto do Despraiado é inaugurado em Cuiabá

A obra é opção de fluidez no trânsito da capital. Foto Mayke Toscano
O governador Silval Barbosa (PMDB) entregou, na noite desta segunda-feira (18), a primeira grande obra de mobilidade urbana da Copa do Mundo em Cuiabá. Trata-se do Viaduto do Despraiado, obra projetada para melhorar a distribuição do fluxo de veículos na região de mesmo nome, na Avenida Miguel Sutil (Perimetral). 

Silval disse que ficou "muito feliz" com o resultado da obra. “Construir obra deste porte, em um centro urbano, só é possível com um conjunto de esforços. É uma obra complexa construída em uma área complexa e os transtornos são momentâneos. Quando entregarmos o conjunto de obras da Miguel Sutil, todos vão ver que valeu a pena”, afirmou.

 "Construir obra deste porte, em um centro urbano, só é possível com um conjunto de esforços" “Uma obra como essa, você não faz da noite para o dia. Apenas para a realização dessa obra, dependemos de pelo menos outros seis agentes, para remoção de interferências como remoção de postes, mudança de dutos de esgoto e de água, remoção de fibra ótica e de telefonia, desapropriações”, disse. 

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) disse que a obra do viaduto, para ele, é a mais importante dentre as que já foram entregues e destacou a importância das mudanças que estão sendo realizadas na Capital, com vistas a melhorar a mobilidade urbana na cidade. 

“A obra começa a destravar o trânsito, dando melhor condição de mobilidade aos carros e pessoas de Cuiabá. Essas obras são um marco, um divisor de águas. Nasce uma nova Cuiabá, moderna”, disse. 

Atrasos 

O Viaduto do Despraiado teve sua inauguração adiada por, pelo menos, quatro vezes e apresentou problema na qualidade do asfalto utilizado para pavimentação da obra, em agosto deste ano.

 "Uma obra como essa, você não faz da noite para o dia. Apenas para a realização dessa obra, dependemos de pelo menos outros seis agentes" No entanto, o secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Mauricio Guimarães, minimizou o atraso na entrega da obra.

“Os atrasos aconteceram, mas eram esperados. Agora, nós precisamos potencializar a importância da obra e não os atrasos”, disse. 

Cerimônia de entrega 

Diversos políticos participaram da inauguração.
Foto Josi Pettengil/Secom-MT

A solenidade foi realizada no início do viaduto, no sentido Parque Mãe Bonifácia-Rodoviária, e contou com apresentações da Orquestra Jovem de Mato Grosso e do trio de rasqueado, Pescuma, Henrique e Claudinho, bem como uma grande queima de fogos. 

Moradores do entorno prestigiaram a inauguração e lotaram o local, tanto na parte de cima como na de baixo do viaduto. 

 Segundo o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Mário Ibanez, aproximadamente mil pessoas acompanharam o início da solenidade, que durou cerca de três horas. A segurança do evento foi feita por 50 policiais. 

Deputados estaduais, federais e os senadores Jayme Campos (DEM) e Osvaldo Sobrinho (PTB) foram à inauguração, além de representantes do Governo Federal, entre eles o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Masella.

A obra 

Com 325 metros de comprimento e nove metros de altura em seu ponto mais alto, o viaduto é constituído de duas faixas de rolamento em cada sentido, além de duas vias marginais – também em fluxo e contrafluxo – e uma rotatória sob o elevado.

Viaduto do Despraiado foi inaugurado com muita festa e queima de fogos de artifício O projeto também previu a execução de serviços complementares de pavimentação, sinalização, iluminação e calçamento em um trecho de 1,8 km, que vai da Avenida Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal. 

O viaduto é considerado a melhor opção para quem sai da região do CPA, em Cuiabá, em direção à Várzea Grande, bem como auxiliará na distribuição do fluxo de quem segue para os bairros adjacentes, como Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo.

 A obra ganhou o nome de "Engenheiro Domingos Iglesias Valério - Dr. Iglesias”, engenheiro que, por muito tempo, comandou a Defesa Civil em Mato Grosso, e que também foi homenageado no evento pelo governador do Estado.

“Estou muito feliz por ter sido amigo do Dr. Iglesias. Essa foi apenas uma forma de retribuir tudo o que ele fez pelo Estado de Mato Grosso”, disse Silval. 

Uso

O viaduto teve parte das suas vias marginais já liberadas para o tráfego há cerca de 10 dias. Segundo informou o secretário da Copa, ainda nesta noite a via será liberada para uso da população. “Assim que for desmontada toda a estrutura montada para a cerimônia, a obra poderá ser usada pela população”, afirmou.

Discursos




  Fontes: Midia News e Olhar Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário