quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Aprovada a criação de secretaria municipal de segurança em Cuiabá

Prefeito Mauro Mendes anunciou a criação da secretaria
O projeto que cria a Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá nesta quinta-feira (7). A proposta, de autoria do Executivo, deve seguir para a sanção do próprio prefeito da capital, Mauro Mendes (PSB). À princípio, os policiais que vão atuar nas portas das escolas, em eventos com grande público e feiras livres, segundo a prefeitura municipal. A implantação da pasta é uma das propostas de campanha de Mendes. 

 Deverão ser contratados para atuar na secretaria policiais militares do estado, porém, durante o horário de folga. Desse modo, o policial militar, de soldado a capitão, que trabalha num plantão de 12 horas tem direito a 36 horas de folga e, dentro dessas 36 horas, pode trabalhar por mais seis horas e receber uma renda extra. Nos casos em que servir à prefeitura, essa 'renda extra' será paga pela administração municipal. 

O efetivo deverá fazer a segurança de 92 escolas municipais, 50 creches e 53 feiras livres existentes hoje em Cuiabá. Após a sanção do projeto, o prefeito irá nomear um secretário para responder pela pasta, além de sete comissionados para exercer cargos de coordenação e assessoria. 

A nova secretaria irá utilizar o orçamento da antiga Secretaria Municipal de Juventude, que está sendo incorporada pela Secretaria de Esportes e Cidadania, a qual passará a se chamar Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, conforme a prefeitura. 

Em entrevista ao MTTV 1ª Edição, quando ainda concorria ao cargo de prefeito, nas eleições do ano passado, Mauro Mendes declarou que a segurança pública também deveria ser responsabilidade do município e, por isso, se eleito, iria firmar um convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) para que os policiais pudessem prestar serviço ao município durante o período de folga. Argumentou à época que seria mais interessante contar com policiais que já atuam na área, pois já conhecem a cidade e sabem como combater crimes.

Fonte: G1-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário