quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cuiabá está entre as piores cidades com Saneamento Básico que irá sediar a Copa do Mundo de 2014

 Bárbara Souza
  
Sem água moradores deixam de fazer serviços básicos da casa
Foto: Repórter MT
Cuiabá está sendo considerada uma das piores cidades com saneamento básico que irá sediar a Copa do Mundo de 2014. De acordo com o Instituto Trata Brasil, a capital mato-grossense ocupa a 55º colocação no ranking de qualidade no serviço de esgoto. O estudo foi baseado em pesquisas e analises de sistema de esgoto entre 2003 e 2008. A pesquisa aponta ainda que a capital Cuiabana tem 98,2% de água tratada e apenas 39,9% de coleta de esgoto.

Leticia Moraes, estudante e moradora do bairro Boa Esperança disse que a falta de água é constante em seu bairro. “Todo final de semana não vem água, todos aqui em casa trabalham, quando chega final de semana temos que limpar a casa e lavar roupa, mas se não economizarmos durante a semana ficamos sem água”, ressaltou.

A moradora do Bairro Verdão, Jane Sousa, tem reclamação parecida. De acordo com ela, a empresa CAB Cuiabá, que assumiu os serviços da antiga SANECAP, não trouxe melhorias para o bairro. “Depois que  a CAB chegou pelo menos duas vezes por semana falta água, antes não, só faltava água quando tinha algum problema na ETA (estação de tratamento)”, reclamou.

O problema com a falta de abastecimento de água é um problema antigo na capital. O mecânico de moto, Junio Almeida, é morador do bairro CPA III. Ele conta que chegou há ficar uma semana sem água. “Tive que ir à casa de parentes buscar baldes de água para fazer até comida. A situação estava crítica” disse o morador. Ainda de acordo com o morador o abastecimento de água não é contínuo. “A água vem somente três vezes na semana”.

Problemas semelhantes são registrados na maioria dos bairros de Cuiabá. Em muitos lugares a falta d’água vem acompanhada de esgoto a céu aberto, condição favorável para a proliferação de várias doenças.

Em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá a situação não é muito diferente. Em alguns bairros chega a ser até pior. De acordo com o Instituto Trata Brasil, Várzea Grande foi o único município que não fez investimento em 2012, além de aparecer em último lugar no ranking em perdas e desperdícios.

 A equipe de reportagem do Hoje Press entrou em contato com a assessoria de imprensa da CAB, mas a empresa não quis comentar sobre o assunto.

Mais falta d’água No final do mês passado quase 250 mil moradores ficaram sem água em Cuiabá devido a um problema que afeta as ETAs dos bairros São Sebastião e Ribeirão do Lipa. O problema foi motivado por causa do remanejamento das tubulações na Trincheira do Santa Rosa, que integra as obras de mobilidade da Copa do Mundo de 2014.Moradores chegaram a ficar cinco dias consecutivos sem abastecimento.

De acordo com o Procon/MT até outubro passado, a CAB recebeu 2.124 reclamações desde que assumiu em abril de 2012. Em apenas um mês – de outubro até o início de dezembro – 615 queixas foram efetivadas, passando para 2.739 reclamações, um aumento substancial de quase 30%. Além do Procom, os usuários podem reclamar do problema de abastecimento, por meio do fale conosco da CAB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário