segunda-feira, 16 de junho de 2014

Segurança da Arena Pantanal não é ‘padrão Fifa’

Jefferson Oliveira 
Chileno soltou fogos dentro da Arena Pantanal.Foto: Marcos Lopes/HiperNotícias

Uma das principais preocupações no primeiro jogo da Arena Pantanal, em Cuiabá, foi em relação a segurança pública. Alguns detalhes presenciados pelo enviado especial do Blog Hoje Press, repórter Jefferson Oliveira, mostra outro lado. a Copa ainda não está 100% no “padrão Fifa”,  ou seja, nem tudo está  mil maravilhas. Tanto profissionais da segurança quanto turistas tiveram seus problemas.

Turistas

As maiores ocorrências envolvendo turistas, segundo a Polícia Civil, é por distração. A Delegacia do Turista registrou pequenos furtos, sendo quatro contra chilenos, um australiano, além de outras duas mato-grossenses. Também foram registrados três casos de extravios ou perda de documentos. 

No dia do jogo na Arena, doze pequenos furtos envolvendo turistas foram registrados em Cuiabá. Cinco deles ocorreram no perímetro externo do estádio, antes e após o jogo entre as seleções do Chile a da Austrália. Outros sete boletins de ocorrência foram confeccionados na Delegacia do Turista, localizada na Avenida da Prainha, centro de Cuiabá.

Longas filas se formaram na Arena.
Foto: Jefferson Oliveira
Dois chilenos assinaram termos circunstanciados em diferentes ocorrências um por briga e outro por posse ilegal de maconha. Um chileno de 27 anos e um brasileiro, de 53 anos, dono de um motel, no bairro Jardim Potiguar, em Várzea Grande, entraram em via de fato depois de desentendimento por conta do pagamento de uma garota de programa. Os dois foram levados para a Delegacia do Turista e responderam termo circunstanciado de ocorrência e encaminhados ao Juizado Especial Criminal, para audiência de conciliação. 

Na unidade de atendimento ao turista também foi confeccionado um termo circunstanciado de ocorrência contra um chileno detido em poder de uma porção de maconha. O chileno foi encaminhado ao Juizado Especial do Torcedor e advertido pela juíza de plantão, posteriormente liberado. Após a orientação, ele retornou a unidade policial e pediu apoio para se deslocar até outro local de comemoração.

A ocorrência de maior importância envolvendo turista foi envolvendo um chileno de 32 anos que foi levado na madrugada de sábado (14.06), ao plantão da Delegacia de Polícia, no bairro Carumbé (Planalto), por suspeita de tentativa de estupro.  A vítima de 22 anos depois de ser ouvida preferiu não representar contra o chileno e alegou que ele estava bêbado.

Vendedor ambulante circulou livremente na arquibancada.
Foto: Jefferson Oliveira
Cópias dos termos de declarações devem ser encaminhadas para a Embaixada do Chile. A Polícia Civil informou também que a garota fez exame de corpo de delito, mas o laudo ainda não foi divulgado.

Outro caso de estupro foi envolvendo uma turista americana, ela registrou boletim de ocorrência na Delegacia do Turista de Cuiabá por causa de um incidente ocorrido depois da festa que sucedeu o jogo Chile x Austrália, realizado na Arena Pantanal. Ela disse ter sido estuprada na casa em que estava hospedada, mas laudo da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) rechaçou essa hipótese. o laudo da perícia "não identificou vestígios de conjunção carnal consumada". A Polícia Civil abriu inquérito sobre o caso, mas aguarda resultados de outros exames para dar andamento à investigação.

Segurança no Estádio

Um dos pontos de polêmica no primeiro jogo foi em relação a segurança realizada por empresas particulares na Arena Pantanal. Diversas proibições foram claras no estatuto do torcedor FIFA, porém, dentro do estádio irregularidades foram evidenciadas.

O porta-voz do Comitê Organizador Local (COL), Saint Claire Milesi, considerou inadmissível os fogos soltados na Arena Pantanal, durante o jogo entre Chile e Austrália. Ele cobra que medidas mais rigorosas sejam tomadas para o próximo jogo.

"É inadmissível o torcedor fazer isso, como também é nós permitirmos. Então está sendo discutido para a revista ser ainda mais restrita, tanto na entrada do estádio quanto no perímetro. Já identificamos o torcedor – que estava com o rojão -, mas ainda não temos o nome”, disse Milesi em entrevista coletiva a imprensa.

Outra cena inusitada também foi registrada dentro do estádio. Mesmo com  am a proibição de vendas de cerveja que não fossem Budweiser e Brahma, patrocinadoras oficiais e únicas credenciadas a vender bebida alcoólica na Copa, um torcedor chileno foi visto circulando pelas arquibancadas comercializando cerveja Itaipava, tipo ‘palito’,  pelo preço abusivo de R$ 20,00.

A reclamação também ocorreu por funcionários que foram atuar na Arena, nos camarotes, concessões e trabalhos diversos. Os profissionais enfrentaram fila por mais de uma hora em um sol escaldante para entrar no estádio.

Cachorro quente servido como almoço para
policiais militares causou revolta.
Foto: Reprodução
Polícia Militar

Alguns policiais militares escalados para atuar na segurança do estádio reclamaram da “comida” servida. Em um vídeo divulgado nas redes sociais eles questionam a qualidade e quantidade da refeição ofertada. Na imagem é possível ver os militares com apenas um cachorro quente e uma lata de refrigerante.

A assessoria da Polícia Militar admite que houve erro na definição da escala de policiamento durante o jogo de abertura da copa do mundo, na ultima sexta-feira. Foi convocado aproximadamente mil e duzentos policiais, desse total, cerca de cinco por cento foi escalado em horário distinto do determinado pelo comando geral da instituição. A corregedoria da Polícia Militar abriu procedimento administrativo para apurar a falha do ato operacional cometido pela unidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário